Nova picape da Volkswagen terá versão básica para substituir a Saveiro
Nova picape da VW estreia em 2026 e não terá porte de Saveiro, mas terá pelo menos uma versão básica para atender ao mesmo público

A Volkswagen trabalha, atualmente, no desenvolvimento de duas picapes que serão vendidas no mercado brasileiro. Uma é a nova geração da Amarok, que está sendo concebida sobre uma plataforma da chinesa SAIC e será fabricada na Argentina. Outra é uma nova picape, possivelmente de porte intermediário, que será fabricada no Paraná.
Entrevistado no primeiro episódio do QRcast, o presidente e CEO da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom, falou a respeito das duas novas picapes. O executivo ainda sinalizou que a Saveiro não tem muito tempo de vida pela frente.
Possobom respondeu a pergunta do expectador Daniel Max, que questionou se a Saveiro terá uma nova geração ou se sairá de linha como seus irmão de plataforma, Gol e Voyage.

“Nós estamos anunciando uma grande ofensiva de picapes, não vou dizer onde exatamente ela vai se posicionar, mas a Volkswagen está investindo também em picapes agora, não é só uma, e vai ocupar exatamente esse espaço que o Daniel está buscando”, disse Ciro Possobom. “Nós sempre trabalhamos com picape de entrada, até com Amarok, então teremos picapes para todos”, completou.
O CEO da Volkswagen do Brasil não quis detalhar, mas esta nova picape da Volkswagen terá porte intermediário, mais próximo de uma Fiat Toro do que de uma Chevrolet Montana. Ou seja, terá algo ao redor dos 3 m de entre-eixos até mesmo para aproveitar as dimensões da nova plataforma MQB Hybrid, pronta para eletrificação e maior que a base de T-Cross de Polo.
As primeiras mulas de testes da nova picape, inclusive, vêm utilizando carrocerias do Tiguan adaptadas ao seu porte.

A aposta em uma versão básica para substituir a longeva Saveiro, lançada há 15 anos, também justifica a adoção de uma estratégia inusitada para um Volkswagen. Em flagras, foi possível notar que a nova picape da VW terá suspensão traseira por eixo rígido com feixe de molas, mesma arquitetura que ajuda a Fiat Strada a dominar o mercado de picapes compactas há décadas.
Uma suspensão traseira por eixo rígido não beneficia a dinâmica do carro como um multilink de uma Toro ou o eixo de torção de uma Saveiro ou Montana, mas é muito mais robusto e resiste melhor ao uso com carga na caçamba. É o mesmo conjunto amplamente usado em picapes médias, mas por conta da tração predominantemente traseira. A nova Volkswagen terá tração dianteira, como a Strada.
Haverá uma correlação entre equipamentos e nível de acabamento entre esta nova picape e o T-Cross. Os dois ainda compartilharão a fábrica de São José dos Pinhais (PR), que vem sendo adaptada para a fabricação do novo modelo a partir de 2026.
Fato é que, com o lançamento desta nova picape intermediária, a tendência é que a Saveiro saia de linha. A picapinha é fabricada em São Bernardo do Campo (SP), unidade que receberá investimento para a produção de novos modelos nos próximos anos.