Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Relâmpago: Revista em casa por 10,99

Nova picape da Volkswagen terá versão básica para substituir a Saveiro

Nova picape da VW estreia em 2026 e não terá porte de Saveiro, mas terá pelo menos uma versão básica para atender ao mesmo público

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
7 out 2025, 10h10
01_saveiro_robust_2FLP6445_7f2841
Atual geração da Saveiro foi lançada há 15 anos (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

A Volkswagen trabalha, atualmente, no desenvolvimento de duas picapes que serão vendidas no mercado brasileiro. Uma é a nova geração da Amarok, que está sendo concebida sobre uma plataforma da chinesa SAIC e será fabricada na Argentina. Outra é uma nova picape, possivelmente de porte intermediário, que será fabricada no Paraná.

Entrevistado no primeiro episódio do QRcast, o presidente e CEO da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom, falou a respeito das duas novas picapes. O executivo ainda sinalizou que a Saveiro não tem muito tempo de vida pela frente.

Possobom respondeu a pergunta do expectador Daniel Max, que questionou se a Saveiro terá uma nova geração ou se sairá de linha como seus irmão de plataforma, Gol e Voyage.

Tarok
VW deve resgatar o projeto da picape média, apresentado no Salão de 2018 (Divulgação/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

“Nós estamos anunciando uma grande ofensiva de picapes, não vou dizer onde exatamente ela vai se posicionar, mas a Volkswagen está investindo também em picapes agora, não é só uma, e vai ocupar exatamente esse espaço que o Daniel está buscando”, disse Ciro Possobom. “Nós sempre trabalhamos com picape de entrada, até com Amarok, então teremos picapes para todos”, completou.

O CEO da Volkswagen do Brasil não quis detalhar, mas esta nova picape da Volkswagen terá porte intermediário, mais próximo de uma Fiat Toro do que de uma Chevrolet Montana. Ou seja, terá algo ao redor dos 3 m de entre-eixos até mesmo para aproveitar as dimensões da nova plataforma MQB Hybrid, pronta para eletrificação e maior que a base de T-Cross de Polo.

As primeiras mulas de testes da nova picape, inclusive, vêm utilizando carrocerias do Tiguan adaptadas ao seu porte.

Continua após a publicidade
Picape VW
Mula de teste da nova picape usa carroceria do Tiguan (Eduardo Campilongo/Quatro Rodas)

A aposta em uma versão básica para substituir a longeva Saveiro, lançada há 15 anos, também justifica a adoção de uma estratégia inusitada para um Volkswagen. Em flagras, foi possível notar que a nova picape da VW terá suspensão traseira por eixo rígido com feixe de molas, mesma arquitetura que ajuda a Fiat Strada a dominar o mercado de picapes compactas há décadas.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Uma suspensão traseira por eixo rígido não beneficia a dinâmica do carro como um multilink de uma Toro ou o eixo de torção de uma Saveiro ou Montana, mas é muito mais robusto e resiste melhor ao uso com carga na caçamba. É o mesmo conjunto amplamente usado em picapes médias, mas por conta da tração predominantemente traseira. A nova Volkswagen terá tração dianteira, como a Strada.

Haverá uma correlação entre equipamentos e nível de acabamento entre esta nova picape e o T-Cross. Os dois ainda compartilharão a fábrica de São José dos Pinhais (PR), que vem sendo adaptada para a fabricação do novo modelo a partir de 2026.

Fato é que, com o lançamento desta nova picape intermediária, a tendência é que a Saveiro saia de linha. A picapinha é fabricada em São Bernardo do Campo (SP), unidade que receberá investimento para a produção de novos modelos nos próximos anos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas.

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos,comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 2,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$35,88, equivalente a R$2,99/mês.