Nova geração do Fastback será próximo lançamento da Fiat na Europa
SUV cupê será um Citroën Basalt com visual inspirado no Grande Panda e será lançado em 2025; montadora também prepara o Multipla, novo SUV "irmão" do Aircross
O Fiat Fastback vai chegar à Europa no ano que vem, mas bem diferente do carro que faz sucesso no Brasil. Se por aqui a principal novidade será sua versão eletrificada, que estreia em breve, lá do outro lado do Atlântico o SUV estreará já com a nova plataforma Smart Car, da Stellantis, e com visual totalmente diferente do que conhecemos por aqui.
O novo design ainda não foi revelado, mas a inspiração não é segredo porque é tratado como Fiat Fastback pela marca. Ele será baseado na mesma linguagem que vimos no último lançamento europeu da Fiat, o Grande Panda, que por sua vez dará origem aos substitutos do Argo e do Mobi.
Em fevereiro, a Fiat divulgou uma série de imagens de conceitos que darão origem aos seus próximos carros. Entre eles, claro, havia um SUV com a carroceria no estilo cupê.
Esse conceito serve como ponto de partida para tentarmos adivinhar como será o visual da segunda geração do Fastback, apresentando uma carroceria com linha de cintura mais alta e vincos mais demarcados. Para imaginar o carro com mais exatidão, basta imaginar o novo estilo da Fiat aplicado a um Citroën Basalt, que é o primeiro SUV cupê baseado na Smart Car.
A Fiat também divulgou, em junho, um vídeo com imagens pixeladas da versão de produção, dando bastante destaque para a nova grade do modelo, destacada por LEDs retangulares e o logo iluminado.
Junto do novo Fastback, a montadora também lançará o SUV Multipla. De acordo com informações, esse modelo será, basicamente, o C3 Aircross da Fiat, diferenciando-se, principalmente, pelo seu design. Ele terá linhas mais limpas que o Fastback, mas seu conjunto óptico segue o padrão pixelado dos conceitos, algo que remete aos videogames antigos.
Do Aircross, o Multipla herdará as dimensões, tendo 4,30 m de comprimento, 1,80 m de largura e cerca de 1,65 m de altura, além da plataforma Smart Car, que já é usada pelos modelos da Citroën, inclusive aqui no Brasil.
A motorização também virá do Aircross. Na Europa, tanto ele quanto o Opel Frontera, têm disponível uma versão elétrica de 113 cv com bateria de 44,2 kWh, oferecendo até 300 km de autonomia, que também estará presente no Fastback e no Multipla.
Fora isso, os europeus também podem esperar por duas versões híbridas leves de 100 cv e 136 cv. Diferente do Fastback Hybrid nacional, que terá motor 1.0 turbo eletrificado e câmbio CVT, na Europa eles terão um 1.2 turbo acoplado a uma transmissão automatizada de dupla embreagem. Nela, é instalado um motor elétrico de 28 cv, alimentado por uma pequena bateria de 0,9 kWh. A função do sistema elétrico de 48 V é ajudar nas acelerações, diminuir o consumo e emissões e movimentar o carro sem emitir poluentes por curtas distâncias.
Inclusive, no caso do Multipla, apenas as versões híbridas leves terão cabine para até sete passageiros. A Fiat também pretende lançar futuramente uma versão elétrica com autonomia de 400 km para complementar a gama.
A dupla será fabricada no Marrocos, na fábrica de Kentra. Quem chega primeiro é o Fiat Fastback, que tem produção marcada para dezembro de 2025. Já o Multipla, deverá chegar ao mercado europeu só no meio de 2026, com preços entre 19.400 e 24.500 euros, sendo ainda mais barato que o Aircross e o Frontera.
No Brasil, porém, o lançamento da nova família de carros da Fiat será feito por uma versão local do Grande Panda que será lançada apenas em 2026. Depois, a marca terá um lançamento por ano, em uma linha que incluirá até mesmo uma nova picape com cabine dupla que substituirá a Fiat Strada.