Nissan X-Trail é visto com pouca camuflagem e lançamento pode estar próximo
Quarta geração do X-Trail terá 1.5 híbrido, consumo de 22 km/l e capacidade off-road para não ser só um SUV de shopping
A Nissan está bem próxima de lançar o novo X-Trail no Brasil, tanto é, que já nem faz mais questão de esconder as mulas de testes. Em flagra feito por Murilo Lara e divulgado pela página do Instagram @gessnermotors, o SUV está praticamente descoberto, apenas seus logos continuam escondidos. Como seu design não é mistério para ninguém, fica fácil saber de quem se trata.
O X-Trail já está à venda em mercados como os EUA e a Europa, onde pudemos testá-lo em dezembro de 2023. O modelo já é figurinha carimbada na linha da Nissan, mas foi perdendo sua identidade original de SUV off-road ao longo dos seus mais de 20 anos de existência. Mas isso pode mudar.
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Com os anos, ele passou a ser um “SUV de shopping”, como costumamos falar. Mas com essa nova geração, que deve chegar no Brasil em 2025, a Nissan vai equilibrar as coisas, graças à nova motorização híbrida adotada pelo X-Trail. Inclusive, uma das plaquetas escondidas pela montadora é a e-POWER, que diz respeito ao seu sistema de propulsão.
Para o Brasil, esperamos que ele venha com um motor 1.5 turbo de 201 cv e 31,1 kgfm. Ele será auxiliado por outros dois motores elétricos (um dianteiro de 204 cv e outro traseiro de 127 cv). Ao todo, espera-se que o sistema entregue cerca de 213 cv e 55, como na Europa.
A bateria que alimenta os motores elétricos é pequena, tendo apenas 2,1 kWh e, na maior parte do tempo, o motor a combustão é usado para carregá-la e alimentar os motores elétricos, que atuam na maior parte do tempo. De maneira semelhante ao sistema e:HEV da Honda, o 1.5 turbo traciona as rodas somente quando o motorista pisa fundo no acelerador. Segundo a fabricante, o X-Trail pode fazer médias de 22 km/l e acelerar de 0 a 100 km/h em 7 s.
O câmbio é do tipo CVT com o sistema de tração integral e-4ORCE. Ao todo, são quatro modos de condução disponíveis Eco, Standard, Sport e Off-Road, que atuam na direção, no acelerador e na intervenção mais tolerante do controle de tração e do ABS.
A cabine foi bem reformulada para essa geração do X-Trail, usando bastante couro e materiais mais refinados. É aqui que poderemos ver as principais diferenças entre as versões. Além das opções de cinco e sete lugares, que são oferecidas na Europa, a cabine também se distingue pelas duas opções de central multimídia. A mais básica tem 8’’ e vem com Android Auto e Apple CarPlay, enquanto as versões mais caras tem display e 12,3’’ com sistema Google integrado.
O quadro de instrumentos também varia, podendo ser de 7” ou de 12,3”. Em modelos mais caros, há ainda um head-up display com com área de projeção equivalente a 10,8”.
Essas são algumas opções que podemos ver no X-Trail quando suas vendas começarem no Brasil. A Nissan ainda não deu qualquer previsão de lançamento para o nosso mercado, mas ao que tudo indica, os testes já estão nas fases finais, o que leva a crer que ele está próximo de estrear.