PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Nissan X-Trail é visto com pouca camuflagem e lançamento pode estar próximo

Quarta geração do X-Trail terá 1.5 híbrido, consumo de 22 km/l e capacidade off-road para não ser só um SUV de shopping

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 7 dez 2024, 11h45 - Publicado em 6 dez 2024, 15h00
Nissan X-Trail
 (Divulgação/Nissan)
Continua após publicidade

A Nissan está bem próxima de lançar o novo X-Trail no Brasil, tanto é, que já nem faz mais questão de esconder as mulas de testes. Em flagra feito por Murilo Lara e divulgado pela página do Instagram @gessnermotors, o SUV está praticamente descoberto, apenas seus logos continuam escondidos. Como seu design não é mistério para ninguém, fica fácil saber de quem se trata.

O X-Trail já está à venda em mercados como os EUA e a Europa, onde pudemos testá-lo em dezembro de 2023. O modelo já é figurinha carimbada na linha da Nissan, mas foi perdendo sua identidade original de SUV off-road ao longo dos seus mais de 20 anos de existência. Mas isso pode mudar.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por GeSSner Motors (@gessnermotors)

 

Com os anos, ele passou a ser um “SUV de shopping”, como costumamos falar. Mas com essa nova geração, que deve chegar no Brasil em 2025, a Nissan vai equilibrar as coisas, graças à nova motorização híbrida adotada pelo X-Trail. Inclusive, uma das plaquetas escondidas pela montadora é a e-POWER, que diz respeito ao seu sistema de propulsão.

X-Trail
(Divulgação/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Para o Brasil, esperamos que ele venha com um motor 1.5 turbo de 201 cv e 31,1 kgfm. Ele será auxiliado por outros dois motores elétricos (um dianteiro de 204 cv e outro traseiro de 127 cv). Ao todo, espera-se que o sistema entregue cerca de 213 cv e 55, como na Europa.

X-Trail
Na quarta geração, X-Trail recupera sua vocação off-road (Divulgação/Quatro Rodas)

A bateria que alimenta os motores elétricos é pequena, tendo apenas 2,1 kWh e, na maior parte do tempo, o motor a combustão é usado para carregá-la e alimentar os motores elétricos, que atuam na maior parte do tempo. De maneira semelhante ao sistema e:HEV da Honda, o 1.5 turbo traciona as rodas somente quando o motorista pisa fundo no acelerador. Segundo a fabricante, o X-Trail pode fazer médias de 22 km/l e acelerar de 0 a 100 km/h em 7 s.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

O câmbio é do tipo CVT com o sistema de tração integral e-4ORCE. Ao todo, são quatro modos de condução disponíveis Eco, Standard, Sport e Off-Road, que atuam na direção, no acelerador e na intervenção mais tolerante do controle de tração e do ABS.

Nissan X-Trail
(Divulgação/Nissan)
Continua após a publicidade

A cabine foi bem reformulada para essa geração do X-Trail, usando bastante couro e materiais mais refinados. É aqui que poderemos ver as principais diferenças entre as versões. Além das opções de cinco e sete lugares, que são oferecidas na Europa, a cabine também se distingue pelas duas opções de central multimídia. A mais básica tem 8’’ e vem com Android Auto e Apple CarPlay, enquanto as versões mais caras tem display e 12,3’’ com sistema Google integrado.

Nissan X-Trail
(Divulgação/Nissan)

O quadro de instrumentos também varia, podendo ser de 7” ou de 12,3”. Em modelos mais caros, há ainda um head-up display com com área de projeção equivalente a 10,8”.

Continua após a publicidade

Essas são algumas opções que podemos ver no X-Trail quando suas vendas começarem no Brasil. A Nissan ainda não deu qualquer previsão de lançamento para o nosso mercado, mas ao que tudo indica, os testes já estão nas fases finais, o que leva a crer que ele está próximo de estrear.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.