Kia K3 pode chegar ao Brasil com porta-malas gigante contra Virtus e HB20S
Com design atraente e muito espaço, o sedã compacto da Kia está em estudos para o Brasil, mas sem data para chegar
Atualmente apenas com SUVs e uma minivan, a Kia poderá voltar a ter um sedã no Brasil. O compacto K3 seria responsável por concorrer com Hyundai HB20S, Chevrolet Onix Plus, Nissan Versa e Volkswagen Virtus, de quem poderá tomar o título de dono do maior porta-malas da categoria.
Por enquanto, a Kia confirma apenas que o K3 está em estudos para o mercado brasileiro, sem estimar datas. Porém, seu posicionamento é bastante claro e ele ficará um degrau abaixo do que já foi ocupado pelo Cerato, que não deve voltar ao Brasil.
No Equador, onde o K3 já é vendido e QUATRO RODAS teve um primeiro contato, são duas as opções mecânicas. As versões de entrada, XLine e GT Limited, têm motor 1.4 aspirado de 100 cv de potência, sempre com câmbio manual. A versão mais cara, GT Line, tem um 1.6 aspirado de 122 cv, sempre com câmbio automático.
Para o Brasil, não há detalhes sobre o conjunto mecânico do sedã compacto. Mas não seria improvável a utilização do 1.0 turbo flex que equipa o Hyundai HB20S, tendo em vista a “irmandade” das marcas e os conjuntos dos rivais que, com exceção de Versa e City, todos têm motores turbo.
O K3 poderá usar entre seus chamarizes a capacidade do porta-malas, de espaçosos 544 litros. Isso daria a ele o título de sedã compacto com maior porta-malas do mercado brasileiro, hoje pertencente ao Virtus, com seus 521 l – maior do que muito sedã médio.
Também chama a atenção o design do modelo, com faróis de led estreitos e em formato irregular, que seguem a linguagem de design dos elétricos da Kia, vincos e volumes angulosos, e lanternas que vão de um lado a outro na traseira (e remetem ao HB20S).
Por dentro, o Kia K3 tem desenho menos inspirado, mas de bom gosto e com acabamento na média da carroceria. Vale apontar que a unidade gentilmente apresentada pela concessionária Asiauto, em Quito (Equador), e que você vê nas imagens, era de uma versão de entrada. Ou seja, há espaço para melhorias nas versões mais caras. Por falar em espaço, o sedã leva bem os ocupantes traseiros, com folga para as pernas e direito a saídas de ar-condicionado.
Entre os equipamentos do modelo vendido no mercado equatoriano estão seis airbags, quadro de instrumentos digital, central multimídia de 8 polegadas com Android Auto e Apple Carplay, faróis de led automáticos, volante com regulagem de altura e profundidade, sensores de estacionamento, alertas de pontos cegos e rodas de 15 ou 17 polegadas.