Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Prorrogamos a Black: Assine por apenas 5,99

Jeep Compass, Commander, Renegade e Fiat Toro serão híbridos em 2026

Sistema Bio-Hybrid leve de 48V será produzido em Goiana (PE) e equipará Renegade, Compass, Commander e picape Toro para reduzir consumo e emissões

Por Nicolas Tavares
9 dez 2025, 10h14 •
Jeep Compass Sport
Jeep Compass Sport (Divulgação/Jeep)
Continua após publicidade
  • Com o ano chegando ao fim, a Stellantis já fala mais sobre os planos para 2026. A fabricante pretende realizar 16 lançamentos ao longo dos próximos 12 meses e, entre eles, estão quatro carros híbridos produzidos em Goiana (PE). Embora a empresa ainda não diga quais são, tudo indica que os Jeep Renegade, Compass, Commander e a picape Fiat Toro serão os escolhidos.

    A produção ocorrerá no Polo Automotivo de Goiana (PE), que receberá parte do aporte de R$ 13 bilhões anunciado para a região até 2030.

    Atualmente, a fabrica pernambucana produz cinco carros. Além dos quatro citados acima, também faz a Ram Rampage. O argumento para que a picape da Ram não tenha uma versão híbrida é a motorização, já que a caminhonete está disponível com motor 2.2 turbodiesel e 2.0 turbo a gasolina, nenhum deles com variantes eletrificadas em outros mercados.

    Fábrica de Pernambuco produz carros de Jeep, Ram e Fiat

    Isto porque os novos híbridos da Stellantis adotarão um sistema híbrido leve (MHEV) de 48V, ao invés da tecnologia de 12V usada pelos Fiat Pulse e Fastback, e também por Peugeot 208 e 2008. O sistema será combinado ao motor 1.3 T270 turbo flex, que equipa tanto os três Jeep nacionais quanto a Fiat Toro.

    Continua após a publicidade
    Compartilhe essa matéria via:

    Como explicado por QUATRO RODAS, essa mecânica é chamada de Bio-Hybrid e-DCT e depende do motor-gerador de 20 cv que trabalha com arquitetura elétrica 48V. Esse motor vai dentro do câmbio automatizado de dupla embreagem chamado de e-DCT.

    Magna Stellantis_7HDT300
    Câmbio e-DCT tem sete marchas e foi desenvolvido pela Magna. A intenção é nacionalizá-lo a longo prazo (Magna/Divulgação)
    Continua após a publicidade

    O câmbio em questão é 7HDT300, fornecido pela Magna e usado nos Jeep Compass e Renegade E-Hybrid e também no Fiat 500X na Europa. Será responsável por substituir o câmbio automático de seis marchas nas versões híbridas.

    A diferença para sistemas híbridos leves é que esse motor elétrico pode mover o carro em marcha ré ou condução em marcha lenta ou no trânsito, além de dar a partida no motor a combustão. A alimentação vem de uma bateria de 1 kWh, que é recarregada em desacelerações e frenagens, dispensando o uso de carregadores externos.

    Continua após a publicidade

    Outra particularidade dessa transmissão é que esse câmbio tem um sistema de arrefecimento independente e sob demanda para as embreagens e o motor elétrico, com um único circuito de óleo para resfriamento e lubrificação, o que o torna mais eficiente. Cabe a um sistema de gestão eletrônica coordenar a operação do motor turboflex e dos motores elétricos da forma mais eficiente possível.

    Para marcar a chegada da tecnologia híbrida, o Jeep Renegade passará por sua terceira reestilização. O SUV compacto, que é feito sobre a plataforma Small Wide 4×4, receberá atualizações nos para-choques, um redesenho na grade de sete fendas e novas rodas.

    Jeep Renegade Longitude 2026

    Continua após a publicidade

    Essa mudança visual e tecnológica servirá não só para manter o carro no mercado até que o desenvolvimento da segunda geração seja finalizado, como também para reposicionar o Renegade no mercado. Com a confirmação da produção do novo Jeep Avenger na fábrica de Porto Real (RJ) — utilizando a plataforma CMP — o Renegade deixará de ser o modelo de entrada da marca, assumindo um papel mais sofisticado e com maior valor agregado.

    Já os modelos Compass, Commander e a picape Fiat Toro, que passaram por atualizações recentes de design e conteúdo, devem manter o visual atual, concentrando as novidades sob o capô.

    Além da atualização das linhas Jeep e Fiat, a fábrica pernambucana também será responsável pela montagem nacional do Leapmotor C10, SUV elétrico da marca chinesa parceira do grupo.

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    PRORROGAMOS BLACK FRIDAY

    Digital Completo

    Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
    Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos, comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
    De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 1,99/mês
    PRORROGAMOS BLACK FRIDAY

    Revista em Casa + Digital Completo

    Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
    De: R$ 26,90/mês
    A partir de R$ 9,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$1,99/mês.