Com a estreia do novo Honda Civic híbrido concluída no Brasil, a Honda já se dedica ao seu próximo lançamento: o Civic Type R. O esportivo está confirmado para chegar ainda em 2023, o que acontecerá ainda no primeiro semestre – portanto, antes do seu grande rival GR Corolla, que também já carimbou o passaporte. Prova disso é que o Honda já roda em testes por aqui.
Imagens que circulam pelas redes sociais mostram uma unidade do Civic Type R rodando pelas ruas brasileiras, ainda com uma pesada camuflagem. É possível identificar o esportivo, porém, por seu formato. Vale lembrar que, diferentemente dos antigos Si, que foram vendidos por aqui nas carrocerias sedã e cupê, o Type R é um hatch de quatro portas.
O que mais chama a atenção nos flagras é o grande tubo de escape exposto no para-choque, que capta os gases das três saídas originais e se transforma em uma saída única. A parafernália não é por acaso e indica possíveis testes de emissões e/ou ruídos para homologação de acordo com as regras do Proconve L7, que entrou em vigor em 2022.
Com as novas normais mais rígidas, existe o risco de que o Honda Civic Type R brasileiro seja mais fraco que o japonês, assim como já acontece com o modelo nos Estados Unidos. Por lá, o 2.0 turbo entrega 319 cv e 42,8 kgfm, enquanto, no Japão, o esportivo tem 330 cv, mas o mesmo torque. O câmbio será sempre um manual de seis marchas.
De qualquer forma, teremos o Type R mais potente da história, mesmo que ele seja mais pesado que seu antecessor. O ponto é que, mesmo menos potente que no Japão, o modelo ainda terá números mais robustos que seu rival GR Corolla, equipado com motor 1.6 turbo de 304 cv e 37,4 kgfm, também com câmbio manual.
Vem mais por aí
Depois de completar sua programação com a linha Civic, a Honda focará no lançamento de dois novos SUVs no Brasil – um deles inédito. A marca prepara, para o segundo semestre, a chegada do novo CR-V, que assim como o Civic se tornará um híbrido. Ele também já roda em testes no Brasil.
No entanto, o conjunto mecânico do novo CR-V (que é o mais potente da história) não terá a mesma tecnologia híbrida e:HEV do sedã. Para o SUV, a combinação será entre um motor 2.0 a gasolina com outros dois motores elétricos, somando 207 cv e 34,2 kgfm.
Por fim, o inédito ZR-V chegará como um rival para Jeep Compass e Toyota Corolla Cross, mas com motorização puramente a combustão. Ele deverá ter um 2.0 aspirado de 160 cv, mas não se descarta um propulsor turbinado. Na prática, o ZR-V é a versão norte-americana do novo HR-V, mas com visual e porte distintos.