Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Ford F-150 2024 tem novo visual e pode vir ao Brasil em versão híbrida

Mais do que visual renovado, Ford F-150 2024 aposta em tecnologia embarcada e sucesso de versões híbridas, que a marca considera interessantes para o Brasil

Por Eduardo Passos, de Detroit (Estados Unidos)
Atualizado em 13 set 2023, 17h22 - Publicado em 13 set 2023, 16h02

A Ford F-150 é, há décadas, o veículo mais vendido dos Estados Unidos. A fim de manter essa hegemonia, a Ford sabe que precisa priorizar a eletrificação e, por isso, além da reestilização e novidades tecnológicas, a F-150 2024 estreia com prioridade para versões híbridas — e isso pode impactar diretamente o Brasil (leia mais abaixo).

A nova F-150 foi apresentada ao público com festa em Detroit, Michigan, que sedia nesta semana a edição anual de seu tradicional salão. Entretanto, notar o que muda na versão que chega às ruas norte-americanas no início do ano que vem não é tão fácil assim.

Dianteira da Ford F-150 Platinum 2024
Dianteira da Ford F-150 Platinum 2024 (Divulgação/Ford)

Em termos estéticos, a dianteira da picape mudou com mais ênfase na sua grade. Se antes a entrada de ar das versões mais caras (como a Platinum vendida no mercado brasileiro) predominava cortada por uma régua cromada, o estilo se inverteu. As barras cromadas ganham espaço, com um elemento central maior acompanhado de filetes acima e abaixo.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Os faróis também estão diferentes, e as DRLs em forma de letra C dão lugar a duas tiras de leds levemente separadas. As setas estão na lateral do conjunto óptico e o para-choque está levemente alterado. Na traseira, a mudança fica mais destacada pela nova assinatura das lanternas, cujas luzes vermelhas ocupam quase toda a peça e possuem destaques luminosos que invadem a lateral da carroceria.

2024 Ford F-150
(Divulgação/Ford)

Automação veicular

Em linhas gerais, o painel da F-150 se mantém inalterado, mas a Ford equipou sua fullsize com central multimídia de 12″ em todas as versões. Antes exclusiva dos modelos mais caros, a tela é maior e tem maior qualidade de imagem e resposta ao toque, além de trazer sistema operacional Sync 4 com opções de inteligência artificial e comandos de voz, por exemplo.

Continua após a publicidade
2024 Ford F-150
(Divulgação/Ford)

Em termos tecnológicos, destacam-se estreias como o head-up display e o BlueCruise 1.2. Esse último é o piloto automático da Ford, que permite condução sem mãos no volante em rodovias.

2024 Ford F-150
(Divulgação/Ford)

Além de manter a caminhonete centralizada na via, o BlueCruise é capaz de trocar de faixa automaticamente e se adapta à existência de reboques, entre outros aspectos. Na estrada, é possível ligá-lo e soltar o volante por longos períodos.

Continua após a publicidade
2024 Ford F-150
(Divulgação/Ford)

A marca também enfatiza a tampa da caçamba, agora com opção de abertura que não utiliza toda sua largura disponível. Tal opção facilita o acesso quando há trailers acoplados, por exemplo, e vem acompanhada de um degrau de acesso mais ergonômico. A opção de abri-la completamente, claro, segue disponível.

2024 Ford F-150
(Divulgação/Ford)

Foco nos híbridos

A Ford destacou que pretende aumentar bastante a parcela de venda da F-150 híbrida, com planos de torná-la o híbrido mais vendido dos EUA. Essa variante conta com motor V6 3.5 turbo que, junto ao elétrico, rende 436 cv e 78,8 kgfm.

Continua após a publicidade
2024 Ford F-150
(Divulgação/Ford)

Além da eletrificação, o câmbio automático de 10 marchas contribui para consumo na casa de 10,2 km/l a gasolina. Mas o grande atrativo fica mesmo com o torque generoso.

A gama de motores na família segue ampla, incluindo o V8 5.0 vendido no Brasil com 405 cv e 56,7 kgfm. 

2024 Ford F-150
Ford F-150 Tremor tem preparo e estética off-road (Divulgação/Ford)

A variante Tremor, com preparo off-road, tem o V6 3.5 sem motor elétrico e atinge 405 cv e 69,1 kgfm, além do V8 5.0 aspirado com a mesma potência. Dos modelos básicos à superesportiva F-150 Raptor R, opções incluem um 2.7 turbo (329 cv/55,3 kgfm) e um V8 5.2 (710 cv/88,5 kgfm).

2024 Ford F-150
Interior da Ford F-150 Tremor (Divulgação/Ford)

Mas para que as híbridas se sobressaiam em meio a tantas opções, deve haver cortes significativos no preço e introdução de modelos eletrificados em outros países.

2024 Ford F-150
Versões mais baratas tem setas centralizadas no farol e grade mais semelhante à da linha 2023 (Divulgação/Ford)

Em entrevista coletiva, o presidente da Ford América do Sul, Daniel Justo, disse que “sem dúvidas” há espaço para a F-150 híbrida no Brasil. Entretanto, é necessário cautela em quesitos como a adaptação dos carros para a gasolina nacional, misturada com etanol.

2024 Ford F-150
(Divulgação/Ford)

Outro aspecto importante é que, com a provável maior demanda nos EUA, faltariam unidades para exportação. O Brasil já ganhou prioridade no caso da Maverick Hybrid e agora ficaria em posição menos privilegiada na fila de espera da irmã maior.

Mas tudo parece questão de tempo. “A F-150 veio para ficar. (…) No futuro, à medida que o produto evoluiu vamos adaptando-o ao mercado nacional”, frisou.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.