Fiat Punto poderia ser relançado na forma de um esportivo elétrico
O projeto ainda não existe, mas o chefão da Fiat disse ser favorável ao projeto caso exista demanda do mercado

Aparentemente, o Fiat Punto não foi esquecido pela fabricante. Fora de linha na Europa desde 2018 (e no Brasil desde 2017), o hatch foi relembrado pelo CEO da Fiat, Olivier François, em declaração onde disse que um novo Punto poderia dar certo na forma de um hatchback “elegante e esportivo” na era da eletrificação.
Não há, porém, nenhum carro com proposta semelhante em desenvolvimento no momento. O Fiat Punto fez grande sucesso na Europa, onde foi lançado em 1993 como sucessor do Uno e teve uma segunda geração lançada em 2005. Contudo, o hatch compacto acabou sendo substituído indiretamente pelo SUV Fiat 600 e, mais recentemente, pelo Grande Panda.
O que um eventual novo Punto poderia oferecer a mais seria a esportividade e alguma eficiência em virtude da sua aerodinâmica. “Se o Punto fosse muito elegante e esportivo, ele estaria fortemente ligado ao futuro da eletrificação”, disse François à Autocar, insinuando que o modelo só voltaria como um elétrico.
Para o executivo, bastaria ter demanda do mercado para o carro nascer da forma como ele propõe. A questão é que esse mercado foi engolido pelos SUVs compactos. E foi justamente Olivier François quem decidiu por cancelar o desenvolvimento de uma nova geração ou um substituto para o Punto em 2011, também no cargo de CEO da Fiat.

Na época, o então chefe da FCA, Sergio Marchionne, não acreditava no segmento B, ao qual pertencem (ou pertenciam) modelos como Punto. Ford Fiesta e Peugeot 208. O italiano dizia que a categoria era competitiva demais e não era lucrativa o suficiente. Ele foi convencido com a apresentação do projeto do sucessor do Punto com cara de 500, mas cancelou poucos meses depois.
Os custos foram o maior motivo para o cancelamento do projeto, já que, àquela altura, nem sequer havia qualquer possibilidade de formação da Stellantis. Assim, o novo hatch dependeria de uma plataforma totalmente nova, já que a do Punto estava antiquada e nenhuma outra marca aceitou dividir o desenvolvimento de uma nova plataforma.
No lançamento do Fiat 600, a marca chegou a apresentar até um esboço de como seria a tal nova geração do Fiat Punto: uma espécie de Fiat 500 com quatro portas.