Dia das Mães: Assine por apenas 5,99/mês

Fiat Punto poderia ser relançado na forma de um esportivo elétrico

O projeto ainda não existe, mas o chefão da Fiat disse ser favorável ao projeto caso exista demanda do mercado

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 19 fev 2025, 08h56 - Publicado em 19 fev 2025, 07h00
Fiat Punto T-Jet
 (Marco de Bari/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Aparentemente, o Fiat Punto não foi esquecido pela fabricante. Fora de linha na Europa desde 2018 (e no Brasil desde 2017), o hatch foi relembrado pelo CEO da Fiat, Olivier François, em declaração onde disse que um novo Punto poderia dar certo na forma de um hatchback “elegante e esportivo” na era da eletrificação.

Não há, porém, nenhum carro com proposta semelhante em desenvolvimento no momento. O Fiat Punto fez grande sucesso na Europa, onde foi lançado em 1993 como sucessor do Uno e teve uma segunda geração lançada em 2005. Contudo, o hatch compacto acabou sendo substituído indiretamente pelo SUV Fiat 600 e, mais recentemente, pelo Grande Panda.

O que um eventual novo Punto poderia oferecer a mais seria a esportividade e alguma eficiência em virtude da sua aerodinâmica. “Se o Punto fosse muito elegante e esportivo, ele estaria fortemente ligado ao futuro da eletrificação”, disse François à Autocar, insinuando que o modelo só voltaria como um elétrico.

Para o executivo, bastaria ter demanda do mercado para o carro nascer da forma como ele propõe. A questão é que esse mercado foi engolido pelos SUVs compactos. E foi justamente Olivier François quem decidiu por cancelar o desenvolvimento de uma nova geração ou um substituto para o Punto em 2011, também no cargo de CEO da Fiat.

fiat-punto-500
Sucessor do Fiat Punto teria visual de 500 (Divulgação/Fiat)
Continua após a publicidade

Na época, o então chefe da FCA, Sergio Marchionne, não acreditava no segmento B, ao qual pertencem (ou pertenciam) modelos como Punto. Ford Fiesta e Peugeot 208. O italiano dizia que a categoria era competitiva demais e não era lucrativa o suficiente. Ele foi convencido com a apresentação do projeto do sucessor do Punto com cara de 500, mas cancelou poucos meses depois.

Compartilhe essa matéria via:

Os custos foram o maior motivo para o cancelamento do projeto, já que, àquela altura, nem sequer havia qualquer possibilidade de formação da Stellantis. Assim, o novo hatch dependeria de uma plataforma totalmente nova, já que a do Punto estava antiquada e nenhuma outra marca aceitou dividir o desenvolvimento de uma nova plataforma.

No lançamento do Fiat 600, a marca chegou a apresentar até um esboço de como seria a tal nova geração do Fiat Punto: uma espécie de Fiat 500 com quatro portas.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIA DAS MÃES

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.