Muitas vezes, a esportividade de um carro como o Fiat Pulse Abarth não é suficiente para seu dono, que recorre a preparações em oficinas paralelas. Os chamados stages vão de mudanças eletrônicas a mecânicas, que aumentam o desempenho mas podem prejudicar a durabilidade e segurança do carro, também anulando sua garantia.
A Mopar é a divisão de peças e serviços da Stellantis, e aproveitou o desejo do consumidor para oferecê-lo de modo seguro: em breve será possível fazer o stage 2 do Pulse Abarth de fábrica.
O projeto já está finalizado, mas faltam alguns testes para validar e garantir a segurança das modificações, que são bem significativas. A previsão é de que a potência do SUV esportivo chegue a impressionantes 220 cv e 35 kgfm com o mesmo 1.3 turbo flex de série. Originalmente, o quatro cilindros rende 185 cv e 27,5 kgfm.
O “suco” da Mopar envolve novos coletores de admissão, filtro de ar e intake (o filtro de ar cônico, que dispensa a caixa do filtro), que melhoram o fluxo aerodinâmico e permitem que mais ar entre no motor.
Também há ganho de potência melhorando o fluxo dos gases de escape. A preparação também prevê um downpipe (a tubulação que liga o turbo ao catalisador) menos restritivo e escapes quádruplos funcionais. Além do estilo, as quatro saídas de escape servirão para expelir adequadamente os gases do 1.3 turbo e fazer barulho: o ronco resultante foi calibrado com carinho pelos engenheiros.
Também há alterações na ECU, a central eletrônica que comanda o funcionamento do motor. Agora ela será “chipada” pelos profissionais da própria Stellantis, com um mapa que fará funcionar em regime um pouco mais agressivo e favorecendo os números finais em detrimento a autonomia, por exemplo.
A cartografia do pedal do acelerador será modificada, ganhando 7 tipos de respostas diferente. Assim, o pé direito do “piloto” poderá escolher entre modos que vão do acelerador de um carro ordinário a um verdadeiro esportivo de pista. Essa mudança dos mapas será feita por meio de um app de smartphone à parte.
A Mopar ressalta que o produto está confirmado, mas dados finais de performance e outros detalhes ainda estão sendo definidos.
Um imenso problema das preparações independentes é a perda da garantia do veículo. Por isso, a preparadora da Fiat quer mantê-la para quem comprar um produto de sua própria autoria — uma intensa vantagem frente às oficinas particulares.
Mas isso ainda não está certo, e pode ser que o comprador do kit precise assinar um termo renunciado total ou parcialmente aos itens cobertos pela garantia. O temor está ligado justamente ao perfil de quem se interessa pelo stage 2: consumidores que levarão o Abarth para a pista sem dó.
Ainda que o kit oficial de stage 2 do Fiat Pulse Abarth esteja confirmado, não há preços divulgados. O lançamento deve ocorrer em pouco tempo, ainda em 2023.