Todos os números dos novos motores Chevrolet com injeção direta
Atualizados para atender as regras do Proconve L8, motores 1.0 e 1.2 turbo ficarão até 9% mais econômicos e com torque até 15% maior

A Chevrolet trabalha na reestilização de seus três carros mais vendidos: o hatch Onix, o sedã Onix Plus e o SUV compacto Tracker. Antes disso, o trio terá uma mudança que já está chegando às lojas, com uma atualização para os motores 1.0 e 1.2 turbo, que passarão a ter injeção direta de combustível.
Esta alteração chegará antes às concessionárias para atender às normas do Proconve L8 que entrarão em vigor a partir de 1º de janeiro de 2025. Por isso, a Chevrolet não pode esperar pela reestilização dos modelos, que será lançada meses depois.

Como adiantado por QUATRO RODAS com exclusividade, tanto o 1.0 turbo de três cilindros quanto o 1.2 turbo finalmente contarão com injeção direta, item que a fabricante deixou de lado para reduzir os custos. Apuramos anteriormente que o 1.0 chegaria a 121 cv, enquanto o 1.2 teria uma potência máxima de 141 cv, ambos com etanol.
Agora obtivemos mais informações, confirmando não só a potência como também o torque. O consumo ainda não foi revelado. QUATRO RODAS apurou que a Chevrolet espera uma redução de até 9%.
O motor 1.0 turbo passará dos 116 cv a 5.000 rpm para 117 cv com gasolina e 121 cv com etanol, ainda na mesma faixa de rotação. O torque de 16,8 kgfm terá um aumento mais expressivo, gerando 18,3 kgfm com gasolina e 18,9 kgfm com etanol, ambos alcançando o pico a apenas 1.800 rpm. Com isso, é um ganho de até 5 cv e 1,5 kgfm com redução do giro do torque máximo.
1.0 turbo 2024 | 1.0 turbo 2025 | |
Potência (gasolina) | 116 cv @ 5.500 rpm | 117 cv @ 5.000 rpm |
Potência (etanol) | 116 cv @ 5.500 rpm | 121 cv @ 5.000 rpm |
Torque (gasolina) | 16,8 kgfm @ 2.000 rpm | 18,3 kgfm @ 1.800 rpm |
Torque (etanol) | 16,8 kgfm @ 2.000 rpm | 18,9 kgfm @ 1.800 rpm |
No caso do 1.2 turbo, a potência subiu mais. Com gasolina, foi de 132 cv para 139 cv, agora chegando ao valor máximo a 5.000 rpm, ante os 5.500 rpm atuais. Utilizando etanol, o motor passa de 133 cv para 141 cv. Ao contrário do 1.0 turbo, o pico de torque saiu dos 2.000 rpm para 2.500 rpm. O lado bom é que tem mais força, subindo dos 21,4 kgfm com etanol e 19,4 kgfm com gasolina para 22,9 kgfm e 22,4 kgfm, respectivamente. No total, são até 8 cv e 2 kgfm dependendo do combustível usado.
1.2 turbo 2024 | 1.2 turbo 2025 | |
Potência (gasolina) | 132 cv @ 5.500 rpm | 139 cv @ 5.000 rpm |
Potência (etanol) | 133 cv @ 5.500 rpm | 141 cv @ 5.000 rpm |
Torque (gasolina) | 19,4 kgfm @ 2.000 rpm | 22,4 kgfm @ 2.500 rpm |
Torque (etanol) | 21,4 kgfm @ 2.000 rpm | 22,9 kgfm @ 2.500 rpm |
Os motores atualizados estão chegando primeiro no Tracker 2025 e logo estarão também no Onix, Onix Plus e Montana. A Chevrolet já iniciou a distribuição do SUV com as mudanças mecânicas, que devem ser anunciadas em breve, possivelmente nas primeiras semanas de 2025 para destacar o início do Proconve L8.
Não há mudanças previstas para os câmbios, sempre com seis marchas, sejam eles manual ou automático. Estes motores também continuam com a correia dentada banhada a óleo, que teve sua garantia ampliada.
Além da mecânica, a Chevrolet prepara-se para lançar Onix e Onix Plus reestilizados no 1º semestre do próximo ano. Os carros estão sendo vistos pelas ruas com frequência, indicando que o lançamento não irá demorar. Contará com uma grade redesenhada, seguindo a nova identidade visual da marca, além de faróis mais finos que podem receber uma iluminação full-led nas versões mais caras. O Tracker também será renovado, mas deve ficar para o 2º semestre.