Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Prorrogamos a Black: Assine por apenas 5,99

Chevrolet Sonic 2026: tudo o que sabemos sobre o SUV do Onix

O nome Sonic está de volta para batizar um inédito SUV compacto fabricado em Gravataí (RS). Modelo mira VW Tera e Fiat Pulse com visual inspirado no Equinox EV

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
8 dez 2025, 10h26 • Atualizado em 8 dez 2025, 10h31
Chevrolet Sonic 2026
Teaser do Chevrolet Sonic 2026 (Divulgação/Chevrolet)
Continua após publicidade
  • Chevrolet Sonic 2026 será o nome do novo SUV compacto de entrada da GM no Brasil. O modelo teve mais um teaser oficial revelado, exibindo uma traseira que deixa clara sua inspiração no elétrico Equinox EV. É, praticamente, uma versão em escala do modelo construída sobre a base do Onix.

    A imagem destaca a assinatura luminosa em LED que quase conecta as lanternas, pois é interrompida pela versão preta da gravata da Chevrolet. O recurso das barra de led com intervalos assimétricos é uma clara inspiração no Equinox elétrico e ajuda a aumentar a impressão de largura do carro.

    Chevrolet Equinox EV
    Chevrolet Equinox EV (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Posicionamento e rivais do Sonic

    Com a chegada às lojas esperada para maio de 2026, o novo Chevrolet Sonic terá a missão de preencher a lacuna abaixo do Tracker. A estratégia é combater diretamente a nova safra de SUVs de entrada, nicho onde atuarão o Volkswagen Tera, o já consolidado Fiat Pulse e o Renault Kardian atuam.

    Chevrolet Onix SUV em testes

    A produção será concentrada no complexo industrial de Gravataí (RS), ao lado das famílias Onix e Onix Plus. Não é por acaso, visto que o novo SUV deve manter a distância entre-eixos do hatch, na casa dos 2,55 m. Isso ajuda a evitar a canibalização com o Tracker, que tem 2,57 m de entre-eixos.

    Continua após a publicidade
    Chevrolet Onix SUV em testes
    (Diego Rocha/Quatro Rodas)

    Diferente do antigo Sonic importado (que teve vida curta no Brasil entre 2012 e 2014), o Chevrolet Sonic 2026 é um projeto nacional. Ele utiliza a base da plataforma GEM do Onix, de quem aproveita boa parte da carroceria, incluindo portas. As rodas maiores ajudam a deixar seu porte mais  avantajado.

    Visualmente, a dianteira seguirá a nova linguagem global da Chevrolet, com conjunto óptico dividido: DRLs de LED rentes ao capô e faróis principais alojados no para-choque também são de led. As luzes de neblina foram mantidas e também usam leds.

    Continua após a publicidade

    Mecânica turbo

    SUV do Onix Carbon 2026
    Teaser da dianteira do Sonic (Chevrolet/Reprodução)

    Sob o capô, o Sonic 2026 deve aproveitar o que a GM já tem na prateleira. As informações preliminares indicam o uso do motor 1.0 turbo flex com injeção direta, o mesmo presente no Tracker, e que entrega 115 cv e 18,9 kgfm de torque — números competitivos frente aos rivais 1.0 turbo da Stellantis e VW. Mas ainda poderá surpreender no futuro, com a estreia de um sistema híbrido leve (MHEV) de 48V, como resposta ao sistema híbrido leve 12V do Pulse.

    Há possibilidade de uma configuração básica com o 1.0 aspirado do Onix, feito especialmente para concorrer com o VW Tera com mesmo tipo de motor. A expectativa é que os preços partam da casa dos R$ 100 mil.

    Preparativo para a próxima geração do Onix

    Ilustração de como poderia ser o fastback da Chevrolet, previsto para 2030
    Ilustração de como poderia ser o fastback da Chevrolet, previsto para 2030 (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    O Chevrolet Sonic é um Onix transformado em SUV e essa estratégia já antecipa o futuro do Onix. A General Motors estabeleceu uma parceria com a Hyundai para o compartilhamento de plataformas, que prevê um único compacto para substituir os Onix hatch e sedã. Será, justamente, um SUV compacto de entrada baseado na plataforma da próxima geração do Hyundai HB20, prevista para 2027.

    O design externo e o acabamento da cabine serão 100% exclusivos da Chevrolet, mantendo a identidade visual da marca norte-americana, apesar da alma asiática. O acordo ainda prevê que o modelo da GM utilize motor e câmbio fornecidos pela Hyundai.

    Compartilhe essa matéria via:

    A estratégia de longo prazo desenha um cenário onde, após 2030, o Onix saia de cena e o Chevrolet Sonic se torne o carro de entrada da marca, possivelmente em versões simplificadas, assumindo um papel análogo ao do VW Polo Track, enquanto o novo SUV cupê com base Hyundai ocupará a faixa de preço superior.

    O novo projeto com base Hyundai ainda não consta totalmente no ciclo de investimentos de R$ 7 bilhões anunciado pela GM para o período de 2024 a 2028. A produção do SUV cupê de nova geração também será em Gravataí, independente da linha da Hyundai, que seguirá fabricando o HB20 e o Creta em Piracicaba (SP).

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    PRORROGAMOS BLACK FRIDAY

    Digital Completo

    Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
    Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos, comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
    De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 1,99/mês
    PRORROGAMOS BLACK FRIDAY

    Revista em Casa + Digital Completo

    Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
    De: R$ 26,90/mês
    A partir de R$ 9,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$1,99/mês.