Caoa Chery Tiggo 5x não ganhará reestilização ou nova geração tão cedo
CEO da marca quer evitar reclamações após ter mudado o visual do SUV duas vezes em quatro anos

Um dos carros mais antigos da linha atual da Caoa Chery, o Tiggo 5x está há um tempo sem ser atualizado, seja com um novo design ou uma nova geração. E, pela estratégia atual da empresa, levará um tempo para que o SUV compacto seja renovado de alguma forma, mantendo o modelo atual nas lojas por mais um tempo.
É o que revela Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho, CEO do Grupo Caoa, em uma conversa com QUATRO RODAS. Ao ser questionado sobre quais seriam os planos para o modelo de entrada da Caoa Chery, o executivo disse que não querem tocar no Tiggo 5x por um tempo.

“Mudamos o design duas vezes em pouco tempo. Isso é comum na China e algo que o mercado até demanda, mas que não funciona para os brasileiros. Aprendemos a lição e vamos mantê-lo como está por mais algum tempo”, explica Andrade Filho.

De fato, o Tiggo 5x foi renovado muito rapidamente. O carro foi lançado em dezembro de 2018 e, em fevereiro de 2020, já recebeu uma reestilização que mudou consideravelmente a cara do SUV, trocando faróis, grade e para-choque.

Mudou novamente em fevereiro de 2022, quando mudou para a versão Pro, trocando o para-choque dianteiro. É o design utilizado desde então em todas as configurações do SUV compacto.
No resto do mundo, o Tiggo 5x já mudou. Conhecido como Tiggo 4 em alguns mercados, adotou um estilo mais próximo dos irmãos maiores, Tiggo 7 Pro e Tiggo 8 Pro. A grade foi redesenhada, com um desenho interno pontilhado e com um acabamento preto brilhante que se estende até as tomadas de ar nas extremidades do para-choque.
Os faróis também foram revistos, agora bem mais finos e com um desenho interno que lembra muito os outros SUVs da marca. O conjunto é full-led, mas sem projetores.

A traseira foi outro ponto que mudou completamente. Saem as lanternas largas para dar espaço para um conjunto mais fino e percorre toda a tampa do porta-malas, contando até com uma barra em led. Ganhou o nome “Chery” escrito por extenso no meio, bem na parte não-iluminada da lanterna.
Do lado de dentro, o Tiggo 5x aproveitou muitas das ideias da cabine do Tiggo 7 Pro PHEV recém-lançado no Brasil. O console central é o mesmo, com poucos botões e uma alavanca do tipo joystick para a transmissão. Mais adiante está uma grande área para os controles digitais do ar-condicionado, por toque, mas sem a tela LCD do SUV médio.

No mercado global, manteve o motor 1.5 turbo, o mesmo que equipa o Tiggo 5x nacional. Aqui, entrega 150 cv e 21,4 kgfm, com etanol, e os mesmos 147 cv que nos outros países ao usar gasolina. Alguns locais também contam com o sistema híbrido leve, também oferecido no Brasil.
Normalmente, a reestilização na China forçaria uma atualização do modelo nacional, ainda mais pelas chapas e toda a parte de estamparia serem importadas. Porém, o Tiggo 5x que conhecemos ainda é produzido em seu país de origem, pois alguns mercados estão vendendo o novo modelo como Tiggo Cross, mantendo o modelo anterior com o nome atual para mantê-lo nas lojas como uma opção de entrada. Isso garante o abastecimento para o mercado brasileiro por mais um bom tempo.