Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Caoa Chery Tiggo 5x usado tem tecnologia, mas câmbio requer atenção

SUV de maior sucesso do fabricante se destaca pela relação pelo bom nível de equipamentos e suspensão confortável, mas câmbio pode dar dor de cabeça

Por Fábio Black
10 jul 2024, 07h00

Com mais de cinco anos no mercado, o Tiggo 5X foi um tiro certeiro da Caoa Chery entre os SUVs compacros para cativar donos de Jeep Renegade, Honda HR-V e Hyundai Creta.

A garantia de três anos e a produção em Anápolis (GO) colaboraram para baixar a guarda do público ainda desconfiado com os chineses. Original em estilo, a carroceria tem 4,34 metros de comprimento e os 2,63 metros entre os eixos garantem espaço para quatro adultos. O porta-malas de apenas 340 litros deixa a desejar.

Tiggo 5
Tiggo 5 rodou 60.000 km em nosso teste de Longa Duração (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Para embalar seus 1.424 kg foi escolhido o motor Acteco flex de 1,5 litro com turbo, que rende 150/147 cv (e/g) e 21,4 kgfm. O ponto fraco do Tiggo 5X está no hesitante câmbio DCT automatizado de dupla embreagem e seis marchas. Mesmo confuso, faz o 0 a 100 km/h em 10,6 segundos e garante consumo de 11,2 km/l na cidade e 13,5 km/l na estrada.

Tiggo 5x

Na hora de parar, uma grata surpresa: freios a disco nas quatro rodas fazem uma diferença sensível. As suspensões também merecem destaque: a dianteira McPherson segue o padrão da indústria, mas a traseira multibraço é um diferencial relevante.

tiggo 5x
Mesmo na básica T, o Tiggo é bem equipado (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Dê prioridade ao Tiggo 5x TXS, que oferece airbags laterais e de cortina (seis no total), teto solar, bancos de couro com seis ajustes elétricos para o motorista, rodas aro 18 e faróis de neblina.

Continua após a publicidade

Mais simples, o Tiggo 5X T conta com central multimídia com tela de 9 polegadas sensível ao toque e compatível com Apple CarPlay, partida por botão, piloto automático, volante multifuncional, ar-condicionado digital, freio de estacionamento elétrico com auto hold, faróis com acendimento automático, sensor de pressão dos pneus, quadro de instrumentos digital e câmera de ré.

tiggo 5x

Reestilizado, o modelo 2021 recebeu novos faróis com leds incorporados atuando como luzes de uso diurno (DRL). A central multimídia, por sua vez, finalmente recebeu a interface Android Auto. A versão TXS recebeu câmera 360o, que mostra o entorno do carro para facilitar as manobras.

Evolução importante ocorreu na linha 2023: o Tiggo 5X ganhou o sobrenome Pro, uma atualização de estilo, um interior com duas telas no painel e câmbio CVT com alavanca tipo joystick que simula nove marchas. Também marcou a estreia da versão Pro Hybrid, um híbrido leve. O sistema adiciona 10 cv e 4,1 kgfm.

tiggo 5x
Na dianteira, além da nova grade, os faróis ganharam iluminação com leds (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O Tiggo 5X foi aprovado no teste de Longa Duração: motor e suspensão passaram com louvor, auxiliados pelo bom serviço da rede autorizada. O polêmico câmbio também passou no teste, mas a carroceria apresentou pontos de ferrugem devido a falhas na vedação.

Continua após a publicidade
Caoa Chery Tiggo 5X Pro Hybrid
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Problemas e defeitos do Caoa Chery Tiggo 5X

Câmbio DCT: Fornecida pela Getrag, a transmissão 6DCT250 requer atenção: a tendência é de que seu comportamento errático aumente com o avanço da quilometragem.

Acabamento: O volante costuma descascar. Os poucos pontos de fixação do acabamento interno permitem que as peças sofram torção.

Vedação: Verifique se há alguma infiltração de pó no habitáculo: o problema costuma ocorrer nas borrachas das portas.

Suspensão traseira: O sistema multibraço é eficiente, mas requer reaperto periódico de todos os componentes.

FreiosPode apresentar trepidações no pedal de freio, geralmente causadas por empenamento precoce dos discos.

Continua após a publicidade

Recall: As unidades produzidas entre 11 de janeiro e 12 de abril de 2019 (chassis de LB000224 a LB001159)
foram convocadas para substituição dos balancins por conta de desgaste excessivo ou do cabeçote todo em casos mais severos.

Desmonte carroa chery tiggo 5x longa duração teste 60.000 km
A carroceria acabou sendo a parte mais surpreendente do SUV durante o desmonte (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Compartilhe essa matéria via:

O que diz o proprietário do Tiggo 5X

Nome: Graziela Barros,
Idade: 32 anos
Profissão: empresária
Cidade: São José dos Campos (SP)

O que eu adoro:

“O nível de equipamentos é muito superior ao de fabricantes tradicionais, principalmente o teto panorâmico. Também aprecio a segurança, o espaço interno e o conforto da suspensão.”

O que eu odeio:

“O câmbio é muito indeciso: lento quando mais precisamos e quando desistimos de acelerar ele reduz a marcha e o giro do motor vai lá em cima. As peças são baratas, mas nem sempre disponíveis.”

Preço médio dos Caoa Chery Tiggo 5X usados (KBB Brasil)

Tabela Usados Tiggo5
(Reprodução/Quatro Rodas)

Preço das peças:

Peças Tiggo
(Reprodução/Quatro Rodas)

Nós dissemos:

Quatro Rodas 721
(Reprodução/Quatro Rodas)

Maio de 2019  “[…] o Tiggo 5X é um bom exemplo de que alguns chineses evoluíram. (…)  Ao entrar no Tiggo, não se sente aquele cheiro característico de plástico (compostos fenólicos) comum nos chineses e que ainda se percebe no (JAC) T50. Isso demonstra que os materiais de acabamento têm qualidade superior. (…) Neste comparativo, o Chery surpreendeu quem o dirigiu e mostrou sua superioridade em vários rankings.”

Continua após a publicidade

Pense também em um:

Automóvel T-Cross, da Volkswagen, durante Teste na revista Quatro Rodas.
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

VW T-Cross  A versão Highline é a única com o motor 250 TSI, 1.4 turbo flex de 150 cv e dá um show de eficiência: 12,3 km/l na cidade, 15 km/l na estrada e 0 a 100 km/h em 9,7 s. Os mais completos contam com teto solar Sky View e painel digital. Intermediária, a versão Comfortline usa o motor 200 TSI com 115/128 cv: faz 11,7 km/l na cidade, 16,9 km/l na estrada e 0 a 100 km/h em 11,2 s. Outra vantagem está no  porta-malas de 373 litros.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.