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Sucessor do Lancer Evolution é um SUV com inteligência artificial

Esqueça o passado: do Evo antigo só sobrou o sistema de tração avançado

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 26 out 2017, 00h01 - Publicado em 25 out 2017, 20h43
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  • Restou pouca coisa do antigo Lancer Evolution neste conceito (Zeca Chaves/Quatro Rodas)

    É no Salão de Tóquio que as fabricantes japonesas costumam antecipar o futuro de sua gama de modelos. Cada uma ao seu jeito. O da Mitsubishi, aparentemente, é o mais ousado de todas.

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    Enquanto a Subaru antecipou a nova geração do Impreza WRX com um conceito com motor boxer de alto desempenho, a Mitsubishi ensaia o retorno da linhagem Evolution com carro completamente diferente do Lancer Evolution, arquirrival do WRX nos ralis dos anos 90. Durou até o fim do Lancer EVO, no ano passado.

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    Tomadas de ar frontais são funcionais (Divulgação/Mitsubishi)

    A Mitsubishi quer voltar com os Evolution, mas ilustrou isso com o conceito e-Evolution: um SUV elétrico de alto desempenho.

    Seria mais surpreendente se o novo Mitsubishi Eclipse não fosse um SUV – que, inclusive, será vendido no Brasil a partir de 2018.

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    A Mitsubishi afirma que seus novos valores passam pelos SUVs e pela eletrificação. Por mais que isso não faça muito sentido na mesma frase, como o próprio CEO da marca.

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    Lanternas traseiras serão aproveitadas em carros de produção (Divulgação/Mitsubishi)

    E o e-Evolution tem a missão de antecipar os SUVs e crossovers da marca, já com propulsão elétrica e muito mais conectados que os atuais carros da Mitsubishi, Osamu Masuko, disse no evento.

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    Apesar de ter abandonado a forma de sedã, o e-Evolution tem aspecto forte e musculoso, com linha de cintura muito elevada e tomadas de ar enormes na dianteira. São traços da linguagem de design Dynamic Shield, que rege os atuais carros da marca.

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    As lanternas traseiras com barras em três eixos diferentes serão aproveitadas em futuros lançamentos, de acordo com o chefe de design da marca, Tsunehiro Kunimoto.

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    Conceito tem portas traseiras suicidas (Divulgação/Mitsubishi)

    Um detalhe interessante é que a grade frontal perdeu a função de arrefecer o inexistente motor a combustão. Agora, protege os sensores e câmeras usados pelos sistemas de condução autônoma. As tomadas laterais são funcionais, porém: arrefecem os freios, acionados eletricamente neste conceito.

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    Falando em motores, o e-Evolution tem três deles, todos elétricos. Um está posicionado no eixo dianteiro, os outros dois no traseiro. Juntos, formam o sistema de tração integral permanente com sistema de distribuição de torque ativo. O carro adapta o torque às condições de aderência.

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    Central multimídia têm sistema de inteligência artificial que interage com os ocupantes (Divulgação/Mitsubishi)

    A potência total é desconhecida, mas o sistema tem nome: Dual Motor AYC (Active Yaw Control). É, talvez, a única semelhança que ele guarda do antigo Lancer EVO.

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    Este conceito ainda tem o lado tecnológico. A central multimídia tem um assistente com inteligência artificial que “aprende” sua agenda e seu gosto musical, e ainda pode conversar com os passageiros de forma clara e compreensível. Também é capaz de reconhecer cada um dos ocupantes e oferecer diversos tipos de assistência. É, os Evolution nunca mais serão como antes.

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