Salão de Tóquio: novo Corolla, ‘Sentra’ elétrico e outras atrações
Fabricantes aproveitam a feira para mostrar que estão de olho em todos os tipos de propulsão, seja gasolina, híbridos, elétricos ou hidrogênio
Este ano, o Japan Mobility Show em Tóquio foi bem animado, servindo de palco para apresentação de alguns modelos que serão importantes até mesmo no Brasil. QUATRO RODAS foi até o Japão para conferir todas as novidades das fabricantes.
Inegavelmente, a estreia mais importante do evento foi o novo Toyota Corolla, ainda na forma de conceito, mas adiantando como será o estilo da 13ª geração do sedã. Avançará na eletrificação, com um novo sistema híbrido entregando uma autonomia acima de 1.000 km; e uma inédita versão elétrica.
A previsão é que o novo Corolla seja mostrado na versão final no 1º semestre de 2026, iniciando as vendas em alguns países no 2º semestre. Já no Brasil, a estreia levará mais um tempo, pois a empresa está focada no lançamento do Yaris Cross e no desenvolvimento de uma picape rival da Fiat Toro e um inédito SUV cupê.
A Toyota mostrou outros modelos no evento, como um conceito futurista da van Hiace, ainda bem distante da versão de produção; o eVTOL (conhecido popularmente como “carro voador”) feito criado em parceria com a Joby; e os recém lançados RAV4 e Land Cruiser FJ.
Outra novidade da empresa foi a estreia da Century. Antes uma linha de modelos de luxo da Toyota, o nome agora foi transformado em uma marca própria que irá disputar espaço com Rolls-Royce e Bentley no segmento de alto luxo.
A Lexus não foi esquecida, mostrando dois conceitos. Um deles é o Sports Concept, modelo esportivo que lembra muito o clássico LFA e que adianta a nova identidade visual da marca. Já o LS Coupe exibe os novos rumos do LS, que deixou de ser um sedã para virar um crossover.
No estande da Nissan estava o N7, um sedã elétrico com porte de Sentra que foi desenvolvido em parceria com a chinesa Dongfeng. Já avistado no Brasil em testes, o veículo está em estudos para o nosso mercado, indicando a nova estratégia da marca japonesa de usar os modelos chineses na América do Sul.
Fora de linha no Brasil desde o ano passado, o Leaf trocou de geração e estava sendo exibido no evento. Tem menos chances de chegar ao nosso mercado, posicionado como um produto para a Europa, Japão e Estados Unidos.
Por sua vez, a Mitsubishi destacou o conceito Elevance, um protótipo mais aventureiro e que pode adiantar o futuro do Pajero, trazendo uma evolução da identidade de design atual da marca.

A Honda estava mais contida e focou sua apresentação na linha de veículos elétricos Honda 0. Além do sedã e de um SUV, agora a família terá um crossover subcompacto batizado como 0 Alpha e também um hatchback chamado Super-One. Todos serão modelos globais e serão comercializados nos próximos dois anos.

Até a BYD apareceu na feira com um modelo inédito, o diminuto Racco, um kei car elétrico feito para o mercado japonês, disputando no segmento mais competitivo do país. Feito com a mesma plataforma que o Dolphin Mini, promete uma autonomia de 180 km.
Novo Toyota Corolla 2027 evolui com design radical e terá versão elétrica
Nissan Kait é o nome do novo SUV nacional contra Fiat Pulse e VW Tera
Omoda 5 HEV estreia no Brasil com preço de VW T-Cross e faz até 15 km/l
Chevrolet Onix SUV segue em testes e já tem data para chegar
Nissan Kait 2026 terá faróis divididos estilo Renault Kardian para se distanciar do Kicks







