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Caoa Changan estreia no Salão de SP com carros elétricos de luxo Avatr 12 e 11

Grupo brasileiro oficializa nova parceria com fabricante chinesa, apresentando primeiro modelos elétricos de luxo; marca já testa outros veículos no país

Por Nicolas Tavares
20 nov 2025, 18h06
Avatr 12
 (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)
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A Caoa Changan é oficial. O grupo brasileiro aproveitou o Salão do Automóvel de São Paulo para apresentar sua nova operação, agora desvinculada da Hyundai e operando em paralelo à Caoa Chery. A estratégia de estreia, contudo, foca no topo da pirâmide: a marca expôs apenas os exclusivos Avatr 12 e Avatr 11, carros elétricos de luxo da divisão premium da montadora chinesa.

A estreia marca uma nova fase para a Changan (que operou no Brasil como Chana entre 2006 e 2016, focada em utilitários leves). Agora com uma operação controlada pela Caoa, a estratégia será semelhante à que foi feita com a Chery, apostando em uma rede de concessionárias bem abrangente, veículos bem equipados e um marketing agressivo.

Avatr 11
(Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

Por enquanto, a Caoa Changan apresentou apenas dois modelos, que estarão em seu estande no Salão. O primeiro é o Avatr 11, um SUV cupê elétrico de porte imponente. Com 4,90 m de comprimento, 1,97 m de largura e 1,60 m de altura, ele briga em dimensões com modelos como o BMW X6. O destaque técnico fica para o entre-eixos de 2,98 m, garantindo espaço interno de sobra.

O Avatr 11 não impressiona apenas pelo tamanho. O modelo exposto traz configuração de motor duplo e tração integral. O conjunto entrega uma potência combinada de 546 cv e um torque imediato de 70,0 kgfm.

Avatr 11 flagrado em São Paulo (SP)
Avatr 11 flagrado em São Paulo (SP) (Placa Verde/Reprodução)
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Essa força permite que o SUV de quase 2,5 toneladas acelere de 0 a 100 km/h em apenas 3,9 segundos. A autonomia projetada é de 760 km no ciclo chinês (CLTC), favorecida por uma arquitetura elétrica de alta voltagem que permite recargas ultrarrápidas.

O design é futurista, com faróis em filetes de LED e ausência de vidro traseiro convencional em algumas configurações, substituído por câmeras e telas de alta resolução. No interior, a versão topo de linha (chamada de Royal Edition no material de apresentação) oferece configuração para quatro ocupantes, priorizando o conforto executivo.

Avatr 12
(Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

Ao lado dele, a marca exibiu o Avatr 12, um sedã liftback derivado da plataforma do 11, focado em personalização e luxo extremo, servindo como vitrine tecnológica do que a parceria Caoa Changan pode oferecer.

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Embora o estande no Salão tenha focado nos modelos da Avatr, a ofensiva da Caoa Changan para ganhar volume de mercado já está nas ruas brasileiras. Três outros modelos foram vistos em testes de rodagem recentemente, indicando uma gama completa para o futuro próximo.

Changan UNI-T
(Changan/Divulgação)

O primeiro deles é o Changan UNI-T, um SUV médio de visual arrojado cotado para brigar com Jeep Compass e Toyota Corolla Cross. Medindo 4,51 m de comprimento e com 2,71 m de entre-eixos, ele aposta na combustão tradicional.

As unidades flagradas indicam duas opções de motorização: um 1.5 turbo de 179 cv ou um 2.0 turbo de 230 cv, sempre com câmbio de dupla embreagem.

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Changan CS75 Plus
Changan CS75 Plus (Changan/Divulgação)

Um degrau acima, o Changan CS75 Plus também está em validação. Com 4,77 m de comprimento, ele oferece porte superior e mecânica robusta: motor 1.5 turbo a gasolina de 192 cv e 31,5 kgfm, acoplado a um câmbio automático convencional de oito marchas.

Avatr 07
Avatr 07 (Changan/Divulgação)

Por fim, a família elétrica deve crescer com o Avatr 07, também visto camuflado. Menor que o 11 e 12, ele mede 4,82 m e deve atuar como modelo de entrada da divisão de luxo.

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O 07 deve oferecer tração traseira com 314 cv, mas sua plataforma permite configurações com extensor de autonomia (EREV), utilizando um motor 1.5 turbo de 156 cv apenas como gerador, elevando o alcance total para mais de 1.000 km.

A previsão é de que as vendas da Caoa Changan comecem efetivamente em 2026, inicialmente com lotes importados da China. A empresa deve produzir alguns modelos na fábrica em Anápolis (GO), o que ainda não foi confirmado.

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