1º – FIAT TORO – 94,9
Este ano, a Fiat Toro não teve oponentes. Isso ocorreu pelo fato de que outras picapes não atingiram o mínimo necessário de respostas de donos para uma base confiável da amostragem. Esse fato, no entanto, não tira os méritos da picape da Fiat, que melhorou um pouco sua reputação do ano passado para este.
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Contra os atuais 94,9, na pesquisa de 2020 a Toro obteve índice de 94,6. Espaço na caçamba foi o atributo mais bem avaliado (107,2), seguido do design (102,7) e da abrangência da rede (101,4). Preço de revenda (99,0) também foi uma característica positiva da picape.
Por outro lado, consumo urbano (89,6), custo de peças (83,7) e – como ocorre na quase totalidade dos veículos – preço de compra (79,8) são os pontos mais criticados. A Toro domina praticamente sozinha uma categoria de picapes estrategicamente localizada entre as compactas e as médias.
No acumulado do ano, até outubro, ela soma quase 60.000 unidades comercializadas, o que faz dela a segunda picape mais vendida do país (atrás apenas da Strada) e o sexto veículo do ranking de vendas.
O modelo é oferecido com três opções de motor, sendo dois flex (1.8 aspirado e 1.3 turbo) e um a diesel (2.0). No ano que vem a concorrência deve crescer, com a chegada da Ford Maverick e da nova Chevrolet Montana. Ano anterior 94,6
Urnas apuradas
Há 21 anos a QUATRO RODAS publica uma pesquisa que elege os melhores carros em diversas categorias, a partir de um rigoroso colégio eleitoral, formado pelos donos. Desde 2001, eles decidem quem são Os Eleitos, resultado de um severo escrutínio de quem, pela convivência, acaba conhecendo as qualidades e as falhas mais bem guardadas de seus veículos. O julgamento é um aval de quem convive com o carro na alegria e na tristeza.
Esta edição traz algumas novidades, motivadas pelas transformações pelas quais vem passando o mercado. Como os SUVs estão crescendo enquanto outras categorias perdem espaço, mantivemos os utilitários-esportivos em dois segmentos (compactos e médios), mas reunimos os sedãs compactos e médios, por exemplo, em um só grupo.
Apresentamos os mais bem votados em cinco categorias, além do vencedor do ranking geral. Adicionalmente, mostramos as melhores marcas em pós-venda. É um retrato de quem está bem e de quem precisa melhorar.
A triagem inicial contou com os 54 modelos mais vendidos do país. Veículos que não obtiveram amostragem mínima de votos, que garantisse média confiável, foram eliminados. É por isso que há apenas dois classificados entre os SUVs médios. E é o que também explica o fato de a Toro aparecer sozinha entre as picapes.
Para garantir a lisura do processo eleitoral, os proprietários que participaram da votação precisavam ter mais de 18 anos e residir no Brasil. É necessário fornecer CPF e os dados do veículo, como Renavam, placa e ano de fabricação. Admite-se apenas um voto por Renavam. As informações são cruzadas com os dados do Denatran, para comprovação da veracidade. Este ano, 928 donos participaram da votação.