Zeekr trará marca Lynk & Co ao Brasil em 2026 com carros híbridos
Modelo mais cotado para iniciar a operação é SUV médio com plataforma de Volvo XC40

Perto de completar um ano desde o início das vendas no Brasil, a Zeekr está trabalhando para consolidar sua operação e ter uma linha mais completa de veículos. Além do utilitário Zeekr 7X, que chegará às lojas em agosto, a subsidiária da Geely trará a marca Lynk & Co, para complementar seu portfólio com carros híbridos.
QUATRO RODAS conversou com Mars Chen, Vice-Presidente Global da Zeekr, que confirmou a chegada ad Lynk & Co ao Brasil. Segundo o executivo, os primeiros carros de homologação desembarcam nos próximo meses, mas o início das vendas acontecerá somente em 2026.

“Ainda estamos discutindo como funcionará a operação”, explicou Chen após ser questionado se a Lynk & Co compartilhará as concessionárias com a Zeekr (da mesma forma que Omoda e Jaecoo) ou se terá uma rede própria.
Estes detalhes ainda podem estar em planejamento, mas a estratégia geral está bem clara. A Zeekr buscará o cliente que quer um carro elétrico premium, enquanto a Lynk & Co será a opção para quem precisa de um automóvel com uma autonomia maior e que não tem uma estrutura de recarga onde mora.
Também servirá como a porta de entrada para o cliente que está deixando um veículo mais caro de uma marca generalista para entrar no segmento premium, algo como a Audi fez com o A3 Sedan ou a Mercedes-Benz com o CLA. Chen garante que a Zeekr não buscará um grande volume de vendas como BYD e GWM, mantendo o posicionamento como uma opção de luxo.

O primeiro carro ainda não foi definido, mas tudo aponta para o Lynk & Co 08 como o escolhido. É um SUV médio de 4,82 metros de comprimento. Feito com a mesma plataforma CMA Evo do Volvo XC40, é vendido somente como um híbrido, combinando um motor 1.5 turbo e dois propulsores elétricos. A força combinada é de 585 cv e 92,3 kgfm, suficientes para que o SUV acelere de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos, aproveitando a tração integral.
Seu sistema híbrido tem funcionamento semelhante ao do Honda Civic eHEV, em que o motor a combustão funciona como um gerador de energia para as baterias a maior parte do tempo, conectando-se às rodas quando o carro está em alta velocidade. Por conta deste funcionamento e o fato de ter baterias de 21 kWh e 40 kWh, a Lynk & Co chama o carro de híbrido plug-in com extensor de autonomia.
Esse tipo de tecnologia que está ganhando espaço na China para aproximar os híbridos plug-in dos carros elétricos. A própria Lynk & Co afirma que o 08 chega a 200 km de autonomia no modo elétrico ao ser equipado com a bateria de 40 kWh e que o alcance combinado é de até 1.400 km.