Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Yamaha traz proposta de esportivo leve com SPORTS RIDE CONCEPT

Passo adiante em relação ao MOTIV.e, modelo tem apenas 750 kg

Por Rodrigo Furlan
Atualizado em 9 nov 2016, 14h43 - Publicado em 28 out 2015, 09h38
fabricantes

Conhecida por suas motocicletas, a Yamaha costumeiramente aproveita o Salão de Tóquio para mudar um pouco de sintonia, exibindo agradáveis carros-conceito. A novidade para a edição de 2015 do evento é o SPORTS RIDE CONCEPT, tratado pela montadora como um passo adiante em relação ao MOTIV.e concept, exibido durante a edição de 2013.

yamaha-sports-ride-concept-2.jpeg

A proposta é, de fato, consideravelmente diferente: sai o conceito de um subcompacto urbano – o típico kei-car japonês – e entra a ideia de um esportivo leve e compacto. As dimensões do SPORTS RIDE CONCEPT exemplificam isso: são 3,90 metros de comprimento, 1,72m de largura e 1,17m de altura. Mas, mais relevante do que isso, é importante ressaltar que o modelo tem apenas 750 kg, graças à vasta utilização de fibra de carbono em sua constituição.

yamaha-sports-ride-concept-3.jpeg
Continua após a publicidade

Assim, não é necessária a instalação de um motor de grande capacidade para fazer com que o desempenho do SPORTS RIDE CONCEPT seja expressivo. Apesar de a Yamaha não confirmar qual foi o propulsor escolhido para o modelo, é provável que seja o mesmo 1.0 de três cilindros do MOTIV.e, oferecendo algo entre 70 e 80 cavalos de potência. Assim, a relação peso/potência fica próxima a 1 kg/cv.

Por dentro, há espaço apenas para motorista e passageiro. O revestimento dos bancos e dos painéis é de couro e parece ter sido instalado artesanalmente. As saídas de ar-condicionado têm formato de turbina, e o volante é multifuncional. Também merece destaque o sistema de áudio, com direito a uma caixa de som instalada ao lado do encosto de cabeça do passageiro.

yamaha-sports-ride-concept-4.jpeg
Continua após a publicidade

Vale lembrar que, assim como o MOTIV.e, o SPORTS RIDE CONCEPT foi desenvolvido com o sistema iStream, uma ferramenta de manufatura desenvolvida pelo engenheiro sul-africano Gordon Murray, conhecido por criar diversos bólidos da Fórmula 1 (incluindo os carros da Brabham com os quais Nelson Piquet foi campeão mundial em 1981 e 1983) e carros de rua icônicos, como o McLaren F1.

VEJA MAIS– Yamaha surpreende com o MOTIV concept

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.