Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

WSBK 2012: foi dada a largada!

Max Biaggi com uma vitória e um segundo lugar, lidera o Mundial de Superbike

Por Eduardo Zampieri Atualizado em 9 nov 2016, 11h56 - Publicado em 27 fev 2012, 11h40
Max Biaggi

A temporada 2012 do Mundial de Superbike começou este final de semana no circuito de Phillip Island, na Austrália. Na sexta-feira (primeiro dia de treinos) o bitânico Jonathan Rea foi o mais rápido. Rea permanece de Honda CBR 1000RR, mas não mais pela equipe Ten Kate. Agora a equipe é quase oficial de fábrica e chama-se Honda World Superbike Team. No sábado, um acidente fatal, que aconteceu com um piloto em uma corrida preliminar válida pelo campeonato australiano, encerrou as atividades no circuito, não podendo ser realizada a superpole. O grid para domingo foi formado pelo resultado da qualificação realizada no sábado pela manhã. O britânico Tom Sykes da Kawasaki largou em primeiro, Max Biaggi (Aprilia) em segundo, Carlos Checa (Ducati Althea Racing) -atual campeão – em terceiro. Completando a primeira fila do grid Jonathan Rea largaria em quarto.

Na primeira bateria Sykes e Biaggi disputaram a primeira curva com vantagem para o italiano, mas logo Checa ultrapassou os dois e assumiu a ponta, demonstrando o mesmo apetite que o levou a vencer essa etapa no ano passado. Mas Checa escorregou de traseira na entrada da reta e foi arremessado da moto levando um tombo espetacular. O caminho ficou aberto para Biaggi vencer com 7 segundos de vantagem sobre Marco Melandri que havia largado em décimo terceiro e fez uma bela corrida de recuperação para chegar em segundo na sua corrida de estreia com a BMW S 1000 RR. Silvain Guintoli (Team Effenbert Liberty Racing) de Ducati privada completou o pódio em terceiro.

Na segunda bateria, as coisas aconteceram como deveria de ser para Carlos Checa. O espanhol largou na ponta e não saiu mais dali até o final. Biaggi que havia saído da pista na primeira curva após a largada fez uma excelente corrida de recuperação e chegou em segundo, enquanto Tom Sykes foi o terceiro. Com esses resultados, o campeonato vai para a segunda etapa em Imola na Itália, com Max Biaggi liderando o campeonato com 45 pontos e outro italiano, Marco Melandri em segundo com 30 pontos. Sykes é terceiro com 29 e Checa vem em quarto com 25. Jonathan Rea é o quinto com 22 pontos.

Veja os melhores momentos da prova:

https://youtube.com/watch?v=obpm_KiCRts

Continua após a publicidade

Publicidade