Namorados: Revista em casa a partir de 9,90

VW Virtus GT é lançado por equivalente a R$ 98.000 e bem semelhante ao GTS

Versão GT já havia sido adiantada pela Volkswagen indiana e, agora, chega às lojas trazendo aquilo que perdemos para o Virtus Exclusive

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 3 jul 2023, 16h42 - Publicado em 3 jul 2023, 16h40
Virtus GT indiano
 (Divulgação/Volkswagen)
Continua após publicidade

O projeto é brasileiro, mas o Volkswagen Virtus já é um carro internacional. Antes mesmo do Brasil e América Latina ganharem a nova versão do sedã reestilizado, ele já havia sido introduzido nos mercados asiáticos como a Índia, adiantando as mudanças que teríamos aqui.

 

 

E é em terras indianas que o Virtus lança uma nova versão que já havia sido apresentada e, agora, chega às lojas podendo dar saudade aos brasileiros. Desde que o sedã foi reestilizado, em fevereiro deste ano, perdemos a esportiva versão GTS, que ocupava o topo da linha e foi substituída pela Exclusive, com um apelo mais luxuoso.

virtus indiano
Assim como o brasileiro, virtus indiano se baseou no visual do Jetta (Divulgação/Volkswagen)

Na Índia, o Virtus é dividido em duas linhas: Dynamic e Performance. Pelo nome já dá para perceber que a segunda é mais focada em desempenho, por isso, é equipada com o motor 1.5 TSI EVO de 148 cv e 25,49 kgfm, que tem o sistema Active Cylinder, capaz de desabilitar dois cilindros do motor quando o carro atinge velocidade de cruzeiro. Enquanto isso, as versões da linha Dynamic tem motor 1.0 TSI, que é um pouco mais fraco que o nacional, com potência de 115 cv e 18 kgfm.

 

 

Lembrando que no Brasil o Virtus é vendido com três opções de motor. As versões mais básicas usam o 170 TSI, motor 1.0 turbo do antigo Up! melhorado para chegar aos 116 cv. Quanto às versões Comfortline e Highline, elas usam o 200 TSI, que também é um 1.0 turbo, mas que rende 128 cv. Por último, a Exclusive é equipada com o 1.4 turbo 250 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm e é essa que está mais próxima dos topo de linha indiana.

Continua após a publicidade
virtus gt india
VW Virtus GT indiano (Divulgação/Volkswagen)

Por lá, a linha Performance resgata um pouco da esportividade do finado Virtus GTS brasileiro. Na verdade, é como se as versões indianas estivessem um degrau abaixo do esportivo nacional, principalmente, porque trazem menos adereços visuais. Não há, por exemplo, a famosa faixa vermelha na grade, como tínhamos no GTS, mas em compensação o sedã asiático ostenta uma assinatura GT na dianteira.

Novo Volkswagen Virtus indiano (3)
O Virtus GT está um degrau abaixo do GTS que era vendido no Brasil. A grade, por exemplo, não tem a tradicional linha vermelha, mas traz o emblema com o nome da versão (Divulgação/Volkswagen)

O Virtus GT é oferecido em três versões na Índia. A mais completa é a Plus e está disponível com câmbio manual de seis marchas, além do automatizado de dupla embreagem e sete velocidades. A de entrada é a recém-lançada GT DSG, que oferece a mesma motorização da mais cara, mas com um pacote de equipamentos mais singelos.

Continua após a publicidade

Cromado também foi aplicado na linha de cintura e nas maçanetas

Mesmo sendo a versão mais básica, ela foi lançada pelas mesmas 1.600.200 rúpias, algo em torno dos R$ 98.000, do Virtus Dynamic mais caro. Por isso o Virtus GT DSG traz um bom conjunto de equipamentos, como carregador sem fio, multimídia de 10’’ com Android Auto e Apple CarPlay, sistema de som com oito alto falantes, seis airbags, controle de estabilidade e tração e assistente de rampa. 

Novo Volkswagen Virtus indiano (10)
Já o interior do modelo indiano é idêntico ao do Brasileiro, mas com detalhes em vermelho (Divulgação/Volkswagen)

No Brasil, a versão Exclusive tem o mesmo nível de acabamento dos Virtus GT indianos mais caros e custa R$ 147.790. Ela foi criada para substituir as versões básicas do Jetta, que atualmente só é vendido na versão GLi 2.0 por R$ 232.390. A introdução de uma variante mais esportiva para o Virtus nacional viria bem a calhar e ajudaria a diminuir ainda mais a lacuna de preço entre os sedãs da Volkswagen.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a R$ 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.