VW Virtus brasileiro repete o indiano e tira nota máxima no Latin NCAP
Versão atualizada do sedã chegou ao mercado em fevereiro de 2023 e levou 5 estrelas em testes de impacto do Latin NCAP
O Volkswagen Virtus ganhou nota máxima de segurança do Latin NCAP, entidade que realiza testes de impacto em veículos da América Latina e Caribe. O sedã recebeu cinco estrelas em relação à análise que foi realizada em 2022. Já o lançamento oficial da nova linha do modelo brasileiro ocorreu em fevereiro de 2023.
Para igualar a nota do modelo brasileiro à nota da versão fabricada na Índia, o Latin NCAP fez o que chama de auditoria. Como o teste do carro indiano, que é vendido no México, foi feito com o patrocínio da Volkswagen, o Latin NCAP pode fazer um teste de auditoria a qualquer momento. E essa auditoria foi feita justamente com o mesmo modelo, porém fabricado no Brasil.
O resultado foi o mesmo. Como o Virtus 2023 passou a ser equipado de série com sistema de proteção lateral para a cabeça por meio do airbag de cortina, somando seis bolsas, foi possível alcançar a nota de cinco estrelas. O resultado é melhor que o do Polo, que só tem quatro airbags e recebeu três estrelas em segurança no Latin NCAP.
De acordo com relatório do Latin Ncap, a proteção oferecida para a cabeça, pescoço e joelhos do motorista foi considerada boa. A mesma avaliação foi feita em relação à proteção do tórax do passageiro e joelhos do passageiro.
O Virtus obteve 92% do desempenho considerado ideal para a proteção de adultos. O mesmo valor foi obtido em relação à proteção de crianças. No caso de passageiros infantis, os testes simulam crianças com um e três anos de idade.
Outro quesito de avaliação do teste de impacto é a proteção de pedestres vulneráveis na estrada. Basicamente, esta análise permeia as áreas do para-choque e do capô do carro. Segundo relatório, os níveis de proteção foram considerados bons ou adequados na maior parte dos locais de impacto.
O quarto e último quesito passível de avaliação é relacionada aos sistemas de segurança do modelo. O Virtus teve 85% do desempenho considerado ideal. Toda a linha do sedã oferece controle automático de cruzeiro, sistema de frenagem de emergência, além de controle de estabilidade e tração.
O modelo já havia obtido cinco estrelas em testes feitos com unidades fabricadas na Índia. O Latin Ncap considerou que tanto a versão indiana como a fabricada em São Bernardo do Campo (SP) oferecem o mesmo nível de segurança.