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VW Polo recebe 3 estrelas no Latin NCAP, nota pior que a do Virtus indiano

Hatch havia recebido nota máxima em sua última geração e peca por oferecer poucos sistemas de assistência a segurança

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 1 dez 2022, 13h01 - Publicado em 1 dez 2022, 12h48

Nesta quinta-feira (1) o Latin NCAP divulgou os resultados da quinta rodada do Programa de Avaliação de Veículos Novos para América Latina e o Caribe. Os testes de segurança contemplaram os modelos Volkswagen Polo e Virtus, o primeiro produzido no Brasil e o outro na Índia. O Toyota Corolla produzido em Indaiatuba, no interior de São Paulo, também teve os resultados de seus testes revelados, mas trateremos dele em outra reportagem.

Falando dos modelos da Volkswagen, o sedã alcançou nota máxima em segurança. Já o Polo ficou com três estrelas, menos do que as cinco que havia recebido no lançamento de sua geração passada, em 2017.


O hatch foi submetido aos testes de impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres e controle de estabilidade (ESC) e alcançou 73,21% em ocupante adulto, 71,33% em ocupante infantil, 51,41% em proteção de pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 58,14% em assistência à segurança.

Polo Latin NCap
(Latin NCAP/Divulgação)

De acordo com o Latin NCAP a falta de disponibilidade das tecnologias ADAS (frenagem autônoma de emergência e permanência em faixa) e dos airbags de cortina foi o principal responsável pelas três estrelas perante as novas regras do órgão.
Apesar da nota mediana, no teste de impacto frontal, a segurança para motorista e passageiro foi considerada boa para cabeça, pescoço, tórax e joelhos. A área das duas canelas da passageira também têm boa proteção e, no motorista, receberam proteção adequada e boa. A área dos pés foi considerada estável e simétrica nos dois lados.

Polo Latin NCap
(Latin NCAP/Divulgação)

No teste de impacto lateral cabeça, abdômen, pélvis receberam boa proteção, e o tórax recebeu proteção adequada. Já no teste de impacto lateral de poste, cabeça e pelve receberam boa proteção, enquanto tórax e abdômen foram classificados como adequados. A proteção contra chicotada cervical também recebeu boa avaliação.
No teste de proteção infantil, o Polo teve nota máxima apenas no teste dinâmico, oferecendo boa proteção no teste de impacto lateral e frontal. Alguns dos SRIs (cadeirinhas usadas por crianças maiores de 10 anos) avaliados não passaram no teste, recebendo apenas 4,95 de um total de 12 pontos neste quesito.

 

O Polo apresentou níveis de proteção marginais e boas na maioria das áreas de impacto de pedestres. A parte superior da perna teve proteção marginal; e a parte inferior teve proteção considerada boa. A falta de um sistema de frenagem de emergência prejudicou a nota do modelo na proteção de pedestres e vulneráveis na estrada.


A falta de sistemas de assistência à segurança foi um dos pontos que mais prejudicou o Polo. O hatch peca em não oferecer detecção de ponto cego, sistema de suporte de pista e detector de faixa, alerta de ponto cego e frenagem de emergência. Os únicos equipamentos que compõem sua lista são o controle de estabilidade, limitador de velocidade e alerta de cinto de segurança em todos os assentos. Ambos foram bem avaliados.

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Virtus Latin NCAP
(Latin NCAP/Divulgação)

Por outro lado, o Virtus produzido na Índia (que é vendido, por exemplo, no México) recebeu nota máxima em seu teste. Mas em algumas partes ele oferece menor segurança. No teste de impacto frontal, pés, canelas e tórax do motorista, além da canela esquerda do passageiro tiveram proteção adequada, enquanto todo o resto foi avaliado como bom.
Nos testes de impacto lateral e lateral de poste, o sedã oferece proteção adequada e marginal para a região do tórax, respectivamente. Enquanto pélvis, cabeça e abdômen têm boa proteção nos dois cenários. A proteção da cervical é boa no teste de chicotada.

Virtus Latin NCAP
(Latin NCAP/Divulgação)

No teste de proteção de crianças, o Virtus teve avaliações semelhantes às do Polo, com a diferença de que todos os SRIs avaliados para instalação foram aprovados.
Na proteção de pedestres, o modelo apresentou níveis de proteção boa, marginais e adequados na maioria das áreas. Porém, o desempenho da parte superior da perna foi geralmente débil. O Virtus oferece assistente de frenagem com reconhecimento de pedestres apenas como opcional, o mesmo vale para os de cidade e interurbano e, por isso, não foram avaliados.

Virtus Latin NCAP
(Latin NCAP/Divulgação)

O Virtus também oferece alguns equipamentos de segurança a mais que o Polo, entre eles airbags de cortina (totalizando seis), botão de desativação dos airbags, que ajuda a proteger as crianças que viajam atrás, e a frenagem de emergência, embora esse seja opcional. Desse modo, o Latin NCAP recomenda aos consumidores a compra das versões equipadas com tecnologias ADAS testadas e de bom desempenho.
No geral, o Virtus atingiu 92,35% em ocupante adulto, 91,84% em ocupante infantil, 53,09% em proteção de pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 84,98% em assistência à segurança.

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