Dia das Mães: Assine por apenas 5,99/mês

VW Tera revela design dianteiro antes de aparecer por completo no Carnaval

SUV de entrada da marca será revelado no dia 2 de março e irá brigar com Fiat Pulse e Renault Kardian

Por Nicolas Tavares
Atualizado em 28 fev 2025, 11h10 - Publicado em 28 fev 2025, 11h01
Volkswagen Tera 2026 high (3)
Volkswagen Tera 2026 high (3) (Divulgação/Volkswagen)
Continua após publicidade

Faltam apenas dois dias para o Volkswagen Tera ser apresentado oficialmente. No dia 2 de março, a marca alemã aproveitará o desfile de Carnaval no Rio de Janeiro, na Sapucaí, para revelar o seu novo SUV de entrada. E isto não impediu a divulgação de mais um teaser, que acabou revelando o design final do carro.

A nova imagem da dianteira deixa um pouco mais claro como a Volkswagen criou uma nova identidade para o Tera, apesar de ter elementos em comum com o Nivus. A grande dianteira é bem fina e com uma linha cromada na parte superior, indo em direção aos faróis. A iluminação diurna será feita por duas linhas em led acima do conjunto principal.

VW Tera 2026
(Divulgação/Volkswagen)

Mais abaixo está o para-choque, com uma entrada de ar trapezoidal bem larga e duas passagens de ar nas extremidades, lembrando o Nivus. Assim como o SUV cupê, não contará com faróis de neblina.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Pela primeira vez, podemos ver parte da traseira. O mais curioso é o formato da lanterna, que lembra muito o estilo usado pelo Peugeot 208. Traz algumas linhas em led na parte interna e termina em um elemento que aparenta percorrer toda a tampa do porta-malas, interligando as duas lanternas. Porém, não deverá ser iluminada, contando com linhas horizontais na cor prata.

Volkswagen Tera 2026 high (1)

Esta mesma imagem mostra a lateral e aparenta compartilhar as portas com o Polo, o que reduziria o custo e otimizaria a produção em Taubaté (SP), já que a linha é responsável pela montagem do hatchback.

Continua após a publicidade

Agora falta conhecer o interior. A lógica nos diz que não fugirá do desenho usado pelos demais carros com a plataforma MQB-A0, por compartilhar boas partes das peças com Nivus, Polo, Virtus e T-Cross.

tera
(Divulgação/Volkswagen)

Considerando seu posicionamento, a Volkswagen deve lançar o Tera com uma boa lista de equipamentos, como com central multimídia de 10,1” e painel de instrumentos digital de 8” de série, oferecendo o cluster de 10,25” nas versões mais caras. Espere também por quatro airbags em todas as configurações.

Continua após a publicidade

Sob o capô estará o motor 1.0 turbo de três cilindros, na configuração 170 TSI, a mesma do Polo. Ou seja, entregará até 116 cv e 16,8 kgfm, trabalhando com o câmbio automático de seis marchas. Existe a possibilidade de que tenha uma versão com o 1.0 MPI aspirado de 84 cv e 10,3 kgfm, que neste caso utilizará uma transmissão manual de cinco marchas.

Para conseguir enfrentar o Fiat Pulse e o Renault Kardian, seus principais rivais, o Volkswagen Tera precisará custar algo entre R$ 100.000 e R$ 140.000. Saberemos todos os detalhes no dia 2 de março.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIA DAS MÃES

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.