Há toda uma expectativa pelo lançamento da nova geração da Volkswagen Amarok com plataforma da Ford Ranger, ainda que as chances do modelo ser vendido no Brasil sejam remotas, e também pela Tarok, picape monobloco derivada da plataforma do Taos. Mas a Volkswagen estaria preparando outras duas picapes, mas elétricas.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90
A informação partiu do vice-presidente sênior de marketing de produto e estratégia da Volkswagen da América, Hein Schafer, falando ao podcast Autoline After Hours. Schafer descartou uma eventual picape para concorrer com a Ford Maverick, uma picape do porte da Ranger mas com carroceria monobloco.
A razão para isso é simples: a Volkswagen não lançaria nenhum novo modelo com motor a combustão nos Estados Unidos. Mas o executivo sugeriu o lançamento de novas picapes elétricas.
As picapes seriam baseadas na plataforma modular para carros elétricos MEB, mesma usada pelos ID.3 e ID.4 (que será fabricado nos EUA). Essa mesma arquitetura poderia dar origem a duas picapes. De acordo com Schafer, a plataforma MEB “dá a oportunidade de fazer algum tipo de pick-up médio ou talvez algo um pouco maior”.
“Se construirmos um grande SUV na mesma plataforma, uma grande picape também pode fazer sentido ”, disse ele.
Isso levou à especulação de uma picape Volkswagen para concorrer diretamente com picapes do porte de Ford F-150 e Chevrolet Silverado. Ou melhor: do porte das elétricas Tesla Cybertruck, GMC Hummer EV e Rivian, todas elétricas.
A picape (ou as picapes) pode ser um dos 75 novos carros elétricos que a VW pretende lançar até 2029. Muitos deles serão baseados na plataforma MEB. Além disso, a fabricante também terá uma nova arquitetura elétrica de última geração, resultado do Projeto Trinity. Seu primeiro veículo não ficaria pronto antes de 2026, mas promete sistema autônomo de nível 4 e recarga ultra-rápida das baterias.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.