A Volkswagen não lançará uma transmissão automatizada de dupla embreagem com 10 marchas. A informação foi confirmada à imprensa especializada por Friedrich Eichler, chefe de desenvolvimento de motores da empresa.
“Destruímos o protótipo (da nova caixa) dois meses atrás”, afirmou o executivo em declaração à agência Automotive News.
Originalmente planejada para equipar motores com torque bem elevado, acima de 56 mkgf, a transmissão foi anunciada durante o Simpósio de Viena de 2013. Eichler não justificou porque a montadora decidiu arquivar o projeto, limitando-se a dizer que o desenvolvimento da transmissão nasceu durante um período em que a engenharia da Volkswagen adotou uma filosofia de “quanto maior, melhor”.
Na época, a justificativa para o desenvolvimento do novo câmbio era obter melhorias tanto no desempenho quanto no consumo. O executivo não descartou retomar o projeto no futuro, ressaltando, inclusive, que “salvou todas as informações do desenvolvimento” do câmbio.
Além disso, dentro do grupo VW já existe uma transmissão automatizada de dupla embreagem capaz de suportar forças altíssimas – o de sete marchas que equipa o novo Bugatti Chiron, hipercarro com 1.500 cv e 163,2 mkgf.
Curiosamente, o evento realizado na capital austríaca foi o mesmo onde Ford e GM confirmaram uma parceria para desenvolver em conjunto câmbios automáticos de nove e 10 marchas. A caixa de nove velocidades estreou no ano passado no Chevrolet Malibu, enquanto a transmissão de 10 velocidades foi aplicada nos modelos Chevrolet Camaro ZL1 e Ford F-150 Raptor.