Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

VW deixará 1.200 em lay off por 5 meses até início da produção do Nivus

Modelo será vendido em três versões e começará a ser produzido em massa apenas em abril, após instalação de novo maquinário de prensas

Por Leonardo Felix
Atualizado em 6 dez 2019, 08h00 - Publicado em 6 dez 2019, 07h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • VW deixará 1.200 em lay off por 5 meses até início da produção do Nivus
    Protótipos do Nivus continuam em testes de rodagem a todo vapor (Danilo Dalla de Almeida/Quatro Rodas)

    A Volkswagen do Brasil está apostando uma boa quantidade de fichas no Nivus, SUV cupê derivado do Polo cujo nome foi revelado esta semana. É um modelo fulcral no plano de recuperação financeira da divisão sul-americana da marca.

    Conforme QUATRO RODAS já publicou, a fabricante está investindo R$ 2,4 bilhões na modernização do maquinário de prensas da fábrica de São Bernardo do Campo (SP), projeto que só ficará pronto em abril de 2020.

    É por isso que a chegada efetiva do CUV às concessionárias está programada para acontecer entre maio e junho.

    Volkswagen Nivus flagra
    Traseira acupezada é a grande sacada estilística do Nivus (Danilo Dalla de Almeida/Quatro Rodas)

    Enquanto isso, protótipos seguirão sendo vistos em flagras como este registrado pelo leitor Danilo Dalla de Almeida na rodovia Ayrton Senna, perto de São Paulo (SP).

    Continua após a publicidade

    Até lá, devido à ociosidade produtiva, agravada pela queda brusca nas exportações para a Argentina, a empresa passará cerca de seis meses operando com no máximo dois terços de sua força de trabalho no complexo do ABC paulista.

    QUATRO RODAS apurou que o plano funcionará assim: no dia 12 de dezembro, a empresa dará férias coletivas ao equivalente a dois turnos (cerca de 2.400 funcionários) da fábrica, com retorno programado para 6 de janeiro.

    Nesse período, a produção de Polo e Virtus (incluindo as versões GTS) ficará limitada a um turno.

    Volkswagen Nivus flagra
    Traseira acupezada é a grande sacada estilística do Nivus (Danilo Dalla de Almeida/Quatro Rodas)

    Dois dias depois, 8 de janeiro, aproximadamente 1.200 empregados serão colocados em regime de lay off (suspensão temporária de suas atividades, com recebimento de seguro-desemprego mais um complemento pago pela fabricante para completar o salário integral).

    Continua após a publicidade

    Com isso, o terceiro turno seguirá temporariamente desativado. As informações foram confirmadas pela própria Volkswagen e também pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

    O lay off terá duração mínima de dois meses e máxima de cinco. Entretanto, os trabalhadores só voltarão antes do prazo limite se o mercado nacional e também o argentino demonstrarem aquecimento.

    Por isso mesmo, é muito mais plausível que o retorno aconteça somente com a inauguração da linha do Nivus.

    Volkswagen Nivus 2020 6 (2)
    Ainda inédito, Nivus foi desenvolvido no Brasil (Reprodução/Volkswagen)
    Continua após a publicidade

    Existe ainda um plano C, programado para o mais pessimista dos cenários: após a volta dos 1.200 funcionários em maio, outro turno seria colocado em lay off na sequência por mais cinco meses.

    É por isso que o Nivus é tão importante. Além de levar a VW a vislumbrar um aumento no volume produtivo da Anchieta, ele terá a missão de ajudar a filial sul-americana a reverter sucessivos prejuízos sofridos nos últimos anos.

    Segundo informações apuradas por nossa reportagem, a meta da Volkswagen é fechar 2020 em “breakeven”, ou seja, ponto de equilíbrio numa operação em que o balanço financeiro não aponta lucro nem prejuízo.

    VW deixará 1.200 em lay off por 5 meses até início da produção do Nivus
    É assim que você verá o Nivus sem óculos se tiver miopia (Reprodução/Volkswagen)
    Continua após a publicidade

     

    Duas versões mais uma

    Segundo nossas fontes, o Nivus será comercializado em duas versões: Comfortline e Highline. Muito provavelmente o motor será apenas o 200 TSI – 1.0 turbo flex de 128 cv de potência com etanol e 20,4 mkgf com qualquer combustível.

    Faróis e lanternas terão guias de leds, e lista de equipamentos será similar à de Polo e Virtus, porém com acréscimo de um sistema multimídia mais moderno, desenvolvido também no Brasil.

    A fabricante estuda ainda uma terceira versão, Sense, voltada ao público PcD, tal qual já acontece com as gamas de Polo, Virtus e (a partir de janeiro) T-Cross.

    De acordo com nossos informantes, cerca de 80 unidades pré-série do Nivus foram montadas em São Bernardo até o momento. Novos exemplares devem voltar passar pela linha só em 2020.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.