Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

VW cria Virtus conversível para Lula repetir foto de 1959 com JK e Fusca

Este é o terceiro carro conversível criado para Lula e Alckmin circularem pela fábrica da Anchieta, em tradição criada na inauguração da fábrica em 1959

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 5 fev 2024, 13h35 - Publicado em 2 fev 2024, 17h51
Volkswagen Virtus Conversível criado para cerimônia na fábrica da Anchieta
Volkswagen Virtus Conversível criado para cerimônia na fábrica da Anchieta (Ricardo Stuckert/Presidência da República)
Continua após publicidade

A Volkswagen aproveitou a cerimônia do anúncio de ampliação seu atual ciclo de investimentos no Brasil, na tarde desta sexta-feira, para continuar uma tradição que começou em 1959: transformou um carro em conversível para o Presidente da República circular pela fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). 

Desta vez, transformaram um Volkswagen Virtus Exclusive em conversível. O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o vice-presidente, Geraldo Alckmin, circularam pela fábrica no carro, com o CEO da VW do Brasil, Ciro Possobom, ao volante

Volkswagen Virtus Conversível criado para cerimônia na fábrica da Anchieta
(Ricardo Stuckert/Presidência da República)

Fotos semelhantes são feitas na fábrica da Anchieta desde sua inauguração, em 1959. Na ocasião, o então presidente, Juscelino Kubitschek e o governador Carvalho Pinto desfilaram pela fábrica em um Fusca conversível com o presidente da Volkswagen no Brasil, Wilhelm Shultz-Wenk, ao volante e o presidente do grupo Volkswagen, Henrich Nordhoff, no carona.

Compartilhe essa matéria via:
Juscelino Kubitschek acenando num Fusca conversível, conduzido por Henrich Nordhoff, presidente do grupo Volkswagen, no banco de passageiros, e Wilhelm Shultz-Wenk, presidente da Volkswagen no Brasil, ao volante
Juscelino Kubitschek acenando num Fusca conversível, conduzido por Henrich Nordhoff, presidente do grupo Volkswagen, no banco de passageiros, e Wilhelm Shultz-Wenk, presidente da Volkswagen no Brasil, ao volante (Volkswagen/Divulgação)

Em agosto de 1993, Itamar Franco reinaugurou a linha de montagem do Fusca na mesma fábrica. Na cerimônia, Itamar usou um Fusca conversível, feito especialmente para a ocasião.

Fusca transformado em conversível para o relançamento do Fusca, em 1993
Fusca transformado em conversível para o relançamento do Fusca, em 1993 (Memorial da República Presidente Itamar Franco/Divulgação)

Dez anos depois, em 2003, o presidente Lula e o então governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, visitaram a Volkswagen do Brasil no ABC paulista e participaram de uma cerimônia que marcou os 50 anos da fábrica no país. Lula visitou a linha de produção do Polo e, durante a visita, ambos reeditaram a mesma foto histórica.

Lula e Alckmin na cerimônia de 50 anos da fábrica da Anchieta, em 2003
Lula e Alckmin na cerimônia de 50 anos da fábrica da Anchieta, em 2003 (Ricardo Stuckert/Presidência da República)

Os dois se encontraram em situação semelhante em 2005, na cerimônia de comemoração de 15 milhões de veículos produzidos pela fábrica. Desta vez, o carro era um VW Fox conversível, que foi dirigido pelo então presidente da VW do Brasil, Hans Christian.

Continua após a publicidade
Volkswagen Fox conversível criado em 2005 para a comemoração dos 15 milhões de carros fabricados pela VW no Brasil
Volkswagen Fox conversível criado em 2005 para a comemoração dos 15 milhões de carros fabricados pela VW no Brasil (Ricardo Stuckert/Presidência da República)

Como é o Virtus Cabrio?

Volkswagen Virtus Cabrio 2025
(Divulgação/Volkswagen)

Quanto ao VW Virtus Cabrio, não se trata de um dos 18 carros que a fabricante lançará no Brasil até 2028. É uma customização especial feita especialmente para o evento. O processo durou seis semanas e envolveu uma equipe de 30 pessoas.

Continua após a publicidade
Volkswagen Virtus Cabrio 2025
(Divulgação/Volkswagen)

Além da remoção do teto e das colunas B e C, há reforços estruturais e uma barra para que as pessoas se segurem. Além disso, o assoalho foi alongado para aumentar o espaço, obrigando a VW a fazer um banco traseiro exclusivo.

O carro foi autografado e integrará o acervo histórico da fabricante, assim como alguns dos conversíveis criados para ocasiões semelhantes.

Continua após a publicidade
Volkswagen Virtus Cabrio 2025
(Divulgação/Volkswagen)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.