Clique e assine por apenas 5,90/mês

VW apresenta Tiguan com pegada off-road e motorização híbrida plug-in

Modelo deve ser lançado no mercado americano no primeiro semestre de 2017

Por Guilherme Fontana - Atualizado em 23 nov 2016, 20h25 - Publicado em 11 jan 2016, 12h22
Volkswagen Tiguan GTE Active Concept
Para-choques, protetores e estribos são novos, assim como as rodas

Após o escândalo da fraude em emissões de seus veículos a diesel, muitos analistas especularam que a VW daria uma guinada radical, priozirando os veículos elétricos e híbridos para deixar para trás as manchas do “dieselgate”. Pelo que a marca acaba de exibir no Salão de Detroit, é exatamente isso que irá acontecer. Com o conceito GTE Active, a marca prepara a chegada do novo Tiguan aos EUA e mostra o que vem por aí.

Com visual lameiro, que dá direito a pneus de perfil alto e grande profusão de plásticos sem pintura, o Tiguan GTE Active tem como principal proposta mostrar seu potencial off-road atrelado a um conjunto mecânico híbrido de alta eficiência. Mais do que isso, o modelo antecipa a nova geração do SUV que chega aos EUA em 2017. No quesito tecnológico, o conceito é o segundo equipado com a nova central multimídia com comandos por gestos (e plataformas Android, Apple e Mirror Link) que deverá estrear ainda este ano no Golf. Há ainda um quadro de instrumentos totalmente digital, também previsto para equipar a reestilização do hatch médio.

Volkswagen Tiguan GTE Active Concept
Vão livre em relação ao solo e ângulos de entrada e saída aumentara, para melhor performance off-road

O destaque do Tiguan GTE Active, porém, está no conjunto mecânico. O utiltário é equipado com um motor a gasolina turbo de 147 cv de potência, além de outros dois elétricos, sendo um dianteiro de 54 cv e um traseiro de 114 cv. Ligado a um câmbio automático de dupla embreagem e seis velocidade, o conjunto leva o modelo de 0 a 100 km/h em aproximados 6,5 segundos, chegando a cerca de 193 km/h de velocidade máxima. No modo totalmente elétrico, a máxima é de 113 km/h. A tração é integral 4Motion com possibilidade troca para traseira. De acordo com a Volkswagen, a autonomia no modo elétrico é de 32 km, enquanto, em conjunto com o motor a combustão, chega e 933 km.

Volkswagen Tiguan GTE Active Concept
Interior traz tela de 9,2 polegadas com reconhecimento de comandos por gestos

Vale ressaltar que, apesar da configuração apresentada no conceito (de cinco lugares), o Tiguan norte-americano será diferente do europeu. Enquanto o Tiguan para a Europa terá cinco lugares, o vendido nos EUA terá entre-eixos alongado e opção de sete lugares. Ainda é incerta a configuração disponível para o Brasil. 

Continua após a publicidade
Publicidade