VW abandonou SUV da Amarok por emissões na Europa e imposto argentino
SUV utilizaria o motor 2.0 turbodiesel e teria sete lugares, mas foi abandonado de vez em 2014
Toyota Hilux e SW4, Chevrolet S10 e Trailblazer, Ford Ranger e Everest, Volkswagen Amarok e… nada. Esse é o mercado de SUVs grandes derivados de picapes como conhecemos, ainda que o Everest ainda não seja vendido no Brasil. Outras marcas, ao contrário da Volkswagen, também possuem modelos nessa categoria, como o Mitsubishi Pajero Sport.
No entanto, a história poderia ser diferente se a empresa alemã tivesse levado um projeto de 2011 para frente. Trata-se de um SUV baseado na Amarok, que sequer chegou a ser batizado, mas teve um protótipo desenvolvido.
A informação foi revelada por Marc Pelzer, um influenciador alemão que encontrou o protótipo e compartilhou em suas redes sociais. Assim como os possíveis rivais, o SUV da Amarok era montado sobre o chassi da picape.
Dessa forma, o protótipo é equipado com três fileiras de assentos e leva sete pessoas. A Volkswagen sempre admitiu a possibilidade desse projeto existir, mas essa é a primeira vez que imagens são divulgadas.
O projeto começou justamente em 2010, quando a Amarok começou a ser produzida na Argentina. Como é típico desse segmento, o design da dianteira é exatamente o mesmo da picape.
No entanto, apesar do mercado considerável dos modelos rivais, o projeto não foi para a frente por dois motivos. O primeiro é que seria impossível vende-lo na Europa. A picape só era vendida no continente por ser homologada como veículo comercial, enquanto o SUV teria que ser cadastrado como veículo de passageiros.
Dessa forma, o 2.0 turbodiesel, envolvido no dieselgate, não seria capaz de cumprir as normas de emissões europeias. Ele foi feito para atender as obrigações para veículos e trabalho. Portanto, a Volkswagen teria que pensar em outro motor para o SUV e encareceria o projeto.
O segundo motivo, que fez a Volkswagen abandoar de vez o projeto, surgiu em 2013, quando a então presidente da Argentina, Cristina Kirchner, atualizou o sistema de cobrança de impostos e passou a considerar esse tipo de veículo como “carro de luxo”.
Para se diferenciar dos rivais, o SUV da Amarok teria uma curiosa abertura da tampa do porta-malas. São três formas de acessar o bagageiro: abirr a totalidade da porta para a esquerda, levantar a porta inteira verticalmente, como em um SUV convencional, ou ainda abrir somente o vidro vigia, como no Hyundai Tucson.
Chery tenta imitar Land Rover e fracassa em escadaria de 999 degraus
O que a Ford descobriu após desmontar carros elétricos da Tesla e da Xiaomi
Honda WR-V 2026 é rápido como um T-Cross e mais confortável que HR-V; veja teste
Novos Toyota Hilux e SW4 chegarão ao Brasil apenas em 2027 e serão híbridos
Novo Chery Tiggo 8 entre em pré-venda com preço de Renault Kwid







