Volvo XC70 retorna como SUV híbrido plug-in com 1.200 km de autonomia
Criado primeiramente para a China, utilitário pode vir ao Brasil, caso a matriz da marca sueca permita a importação

A Volvo segue transformando todos os seus carros em SUV, abandonando os sedãs e peruas. Está até resgatando alguns nomes do passado, como foi o caso do XC70, agora apresentado por completo pela fabricante sueca, começando a ser vendido na China, mas de olho no resto do mundo.
O XC70 era um nome usado para uma versão aventureira da perua V70, nascendo em 1997 com o nome V70 Cross Country antes de ser rebatizada com o XC70. Foi vendida até 2026 na Europa, quando a toda a linha 70 saiu de linha.

Nesta nova geração, tornou-se um SUV de fato, posicionado logo abaixo do XC90. É pouca coisa menor, medindo 4,81 m de comprimento, contra os 4,95 m do XC90. Seu estilo está mais próximo do EX90, com uma grade posiconada no para-choque e com faróis divididos.
Desenvolvido primeiro pensando na China, onde fará sua estreia, o XC70 foi criado para ser um carro híbrido plug-in com extensor de alcance. Na prática, nada mais é que um PHEV com uma bateria bem maior do que o normal.
No caso do SUV, a bateria pode ser de 21,2 kWh ou de 39,7 kWh, o que dá uma autonomia elétrica de até 200 km pelo ciclo de testes chinês CLTC. É um alcance quase de um carro totalmente elétrico.

O plano da Volvo é que o XC70 sirva como um carro para quem ainda tem receito de ficar sem carga na bateria, ao mesmo tempo em que oferece um desempenho igual ao do um veículo elétrico. Com estes 200 km de autonomia, o proprietário poderá dirigir por muito mais tempo sem carregar e terá um motor 1.5 turbo a gasolina de 162 cv como uma solução quando não tiver uma estação de recarga por perto.
Também será possível dirigir no modo híbrido, aproveitando tanto o motor a combustão quanto o elétrico, o que levará a uma autonomia acima de 1.200 km segundo o ciclo de testes chinês. Este alcance de 1.200 km tem sido o alvo de muitas fabricantes na China, que já lançaram carros prometendo um rendimento semelhante.
Por enquanto, a Volvo ainda não confirma o lançamento do XC70 no Brasil. Porém, Marcelo Godoy, presidente da marca no país, afirma que há o interesse de trazer o SUV ao país e só depende da matriz abrir a possibilidade de importar o carro da China.