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Volvo reinventa o cinto de segurança para a versão elétrica do XC60

Desenvolvida com a ZF, tecnologia se adapta ao tipo de corpo do motorista para melhorar a eficiência durante um acidente

Por Nicolas Tavares
6 jun 2025, 13h56
Cinto de segurança adaptativo da Volvo
Cinto de segurança adaptativo da Volvo (Divulgação/Volvo)
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O cinto de segurança de três pontos, usado em todos os carros da atualidade, foi uma criação do sueco Nils Bohlin para a Volvo e usado pela primeira vez em 1959. Depois de 66 anos, a fabricante sueca quer redefinir como o equipamento funciona, apresentando o primeiro cinto de segurança adaptativo do mundo.

Previsto para estrear no inédito Volvo EX60, o sucessor elétrico do XC60, o novo cinto de segurança nasce da ideia de proteger todas as pessoas de forma adequada. A empresa cita que os cintos atuais não protegem completamente por conta das particularidades físicas de cada ocupante e da posição em que estão sentados.

Cinto de segurança adaptativo da Volvo

Como exemplo, a fabricante cita um caso de colisão com um passageiro maior e mais pesado. A nova tecnologia seria capaz de aumentar a força do cinto, reduzindo a chance de que se mova e, assim, diminuindo o risco de ferimentos no efeito chicote.

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O mesmo pode ser feito do lado oposto. Uma pessoa menor e mais magra poderia sofrer ferimentos nas costelas durante o impacto. Isto pode ser evitado diminuindo o quão apertado o cinto de segurança estará no caso de uma colisão.

Desenvolvido em parceria com a ZF Lifetech, o sistema funciona com sensores que analisam cada passageiro, detectando sua altura, peso, formato do corpo e até mesmo a posição em que estão sentados.

Cinto de segurança adaptativo da Volvo

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A tecnologia coleta dados também de outros sensores dentro do veículo, recebendo informações como a direção em que o carro está se movendo e sua velocidade. Todos os dados são reunidos e processados “em um piscar de olhos” para determinar o quanto de carga será colocada no cinto.

A Volvo explica que os cintos de segurança atuais são feitos com três perfis de limitação de carga a ser aplicada durante o acidente. A tecnologia adaptativa elevará esta quantidade para 11 perfis padrões antes de fazer as mudanças individuais. Além disso, permitirá atualização via software, melhorando o desempenho com o passar do tempo, conforme a fabricante for reunindo mais dados de acidentes.

Vai levar mais um tempo até conhecermos melhor este cinto de segurança. A estreia do equipamento acontecerá com o lançamento do Volvo EX60, a nova geração do SUV médio que será elétrico e conviverá com a variante a combustão, o XC60. A apresentação está marcada para 2026.

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