Volkswagen Tera é ‘loteria’ nas lojas e pode ter até 60 dias de espera
Concessionárias até têm unidades a pronta entrega disponíveis, mas encontrar a versão desejada pode demandar sorte ou pesquisa

Quem quiser comprar um Volkswagen Tera a pronta entrega, pode se preparar para fazer uma boa pesquisa. Com vendas e procura em alta, o novo SUV de entrada acumula uma fila de espera que pode chegar a até 60 dias, e pode nem ser encontrado em alguns showroom.
Mas não há um padrão entre os tempos de espera, que variam bastante entre lojas e, principalmente, versões. É quase uma loteria. Por exemplo, a versão topo de linha High estava disponível a pronta entrega na maioria das concessionárias consultadas por QUATRO RODAS, sempre sem os pacotes opcionais. Porém, em uma delas, a espera era de 30 dias.

Essa mesma versão, mas com os pacotes opcionais Outfit The Town ou ADAS, teve todo o estoque vendido na última semana em uma das concessionárias. Por isso, a espera encontrada para ela ficou entre 30 e 60 dias.
Porém a VW anunciou que o pacote Outfit The Town está esgotado. De acordo com a montadora todas as 5.200 unidades foram vendidas. Agora, ele seguirá a venda, mas apenas como Outfit, mantendo as exclusividades estéticas como rodas de 17”, retrovisores pretos e bancos com revestimento premium e logo Outfit, mas sem as badges do festival.
Já o pacote ADAS soma sensor de ponto cego, assistente de permanência em faixa e câmera multifuncional. Eles se juntam à frenagem automática de emergência (padrão desde a versão de entrada), piloto automático adaptativo, câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro.

No caso das demais versões, também é necessário certa pesquisa. Durante as consultas, elas foram menos especificadas pelas marcas, que pareciam dar mais evidência para High. Apenas uma das lojas tinha todas as variantes abaixo da High (Comfort, TSI e MPI) a pronta entrega.

No geral, o prazo para entregas dessas outras versões não foi superior a 30 dias. A exceção foi em uma concessionária, que tinha prazo de 60 dias para a versão MPI, mais básica e única com motor 1.0 aspirado de até 84 cv e câmbio manual de cinco marchas. As demais têm o motor 1.0 turbo de até 116 cv, podendo ter câmbio manual (TSI) ou automático de seis marchas (Comfort e High).
No interior de São Paulo, uma concessionária apontou que não dispunha de nenhuma unidade disponível na loja, com exceção da dedicada a test drive. O motivo, segundo o vendedor, é a alta procura pelo modelo, que não permite sequer que uma unidade seja destinada ao showroom. Porém, ele não deu um prazo de espera por novas unidades.