Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Volkswagen Tarek atrasa na Argentina e só deve chegar ao Brasil em 2021

Fábrica argentina que produzirá o SUV passará pelo menos um ano sendo atualizada

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
23 Maio 2019, 19h37
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Tharu, vendido na China, é a base do Tarek (Divulgação/Volkswagen)

    Criado para ser o concorrente direto do Jeep Compass, o Volkswagen Tarek deverá chegar ao Brasil atrasado, apenas em 2021.

    Publicidade

    O SUV compacto-médio estava entre os 18 lançamentos da Volkswagen programados para chegar às lojas até o final de 2020. Mas a Volkswagen Argentina já avisou que o Tarek só entrará em produção no país vizinho em 2021.

    Publicidade
    Início da produção comercial será em 2021 (Argentina Autoblog)

    A informação foi divulgada justamente durante um anúncio de investimento de US$ 650 milhões na fábrica de General Pacheco, província de Buenos Aires, onde o Tarek será fabricado.

    O SUV ocupará a linha de montagem que até o início deste ano era ocupada pelo SpaceFox. Para isso, porém, todo o ferramental será substituído.

    Publicidade
    Dimensões do Tarek na comparação com o Spacefox (Argentina Autoblog/Internet)

    Haverá uma nova área de pintura (que será a base d´agua e sem primer) e nova esteira transportadora para as carrocerias deslizante, que substituirá as montadas no teto.

    A automatização da linha passará de 30% para 65% e a capacidade, de 85.000 para 120.000 unidades/ano – ainda que a projeção para 2019 seja de 53.000 unidades, majoritariamente preenchidas pela picape Amarok.

    Publicidade
    As diferenças estruturais entre o Tarek e o Spacefox (Argentina Autoblog/Internet)

    A partir do primeiro quadrimestre de 2020, algumas unidades do SUV serão montadas ali, mas serão todas pré-série. Esse rearranjo tem motivo: o Tarek será o primeiro carro com plataforma MQB (no caso a MQB-A1) fabricado na Argentina.

    De lá, abastecerá toda a América Latina, com exceção do México, que produzirá o Tarek também para abastecer os EUA e o Canadá quase que simultaneamente.

    Publicidade

    Procurada por QUATRO RODAS, a Volkswagen informou que não comentará o assunto.

    Continua após a publicidade

    Nome não está definido

    Em entrevista ao Autoblog Argentina, o gerente executivo encarregado do lançamento do SUV, Leonardo Ezcurra, disse que sequer o nome “Tarek” está definido para o modelo.

    Publicidade

    “Nós nos referimos a ele como Projeto Tarek, mas ainda não está decidido se conservará esse nome para o lançamento comercial. Essa decisão será tomada mais perto do início da produção, prevista para 2021, alertou.

    Traseira passará por mudanças na versão argentina (Divulgação/Volkswagen)

    Ezcurra também confirmou que o Projeto Tarek será posicionado entre o T-Cross e o Tiguan, com duas ou três versões,, e que seu motor será o 1.4 TSI de 150 cv combinado com câmbio automático de seis marchas da Aisin.

    Interior lembra bastante o do Polo (Divulgação/Volkswagen)

    A tração será dianteira, o que descarta em um primeiro momento a opção de tração integral disponível na China para o Tharu, gêmeo do Tarek. “[A tração integral] é uma alternativa que está em estudo”, disse o executivo ao mesmo site.

    Continua após a publicidade

    O gerente adiantou ainda algumas diferenças que o Tarek terá em relação ao Tharu, determinadas por clínicas com consumidores.

    O carro terá menos cromados na carroceria, além de linhas de caráter reforçadas na frente e na traseira para ostentar um design mais agressivo. Um alento para quem acha o Tharu genérico.

    Continua após a publicidade
    (Divulgação/Volkswagen)
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.