Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Volkswagen suspende reestilização do Taos argentino, prevista para 2025

Marca busca formas de reduzir custos de produção para que seja mais competitivo e evitar que a matriz decida importar o carro do México

Por Nicolas Tavares
Atualizado em 13 ago 2024, 08h21 - Publicado em 12 ago 2024, 17h00
VW TAOS
Aplique preto que lembra a letra X quer ser a marca registrada do Taos (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Desde que a Volkswagen anunciou que iria apresentar o Taos reestilizado este ano para o mercado norte-americano, havia um expectativa de que a renovação visual logo chegaria ao modelo produzido na Argentina. Não será o caso, com a confirmação de que o facelift, antes previsto para 2025, foi suspenso.

A confirmação foi feita por Marcellus Puig, CEO da Volkswagen Argentina, em entrevista para diversas publicações argentinas como La Nación e Infobae. O executivo respondeu as perguntas envolvendo os rumores de que o VW Taos poderia deixar de ser produzido em General Pacheco, passando a ser importado do México.

volkswagen-taos-2024---registro-no-brasil (4)
Conhecido como Tharu na China, o SUV tem um visual diferente por lá (INTP/Divulgação)

Puig admite que o utilitário sofre com uma perda de competitividade em comparação com outras fábricas, como a de Puebla (México). O fato de ser um produto fabricado para toda a América do Norte, elevando consideravelmente o volume de produção e se beneficiar dos acordos do México com os demais países, faz com que o Taos mexicano seja mais barato, ainda mais no momento atual da economia argentina.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

O executivo diz que, neste momento, a possibilidade de passar a importar o Taos mexicano para a América do Sul ainda não está sendo discutida. No entanto, isso vai depender do trabalho que será feito até o final do ano para rever custos de produção e, assim, aumentar sua competitividade no segmento.

Novo Taos
Novo Taos flagrado pelas ruas do Brasil. (Eduardo Ruiz/Quatro Rodas)

“Neste ano de crise e para repensar tudo, nós suspendemos o desenvolvimento do Taos PA para revisar custos. Agora temos que baixar a bola e olhar para cada custo, mas o plano é continuar produzindo na Argentina. O que acordamos com os fornecedores é para esperar até o final do ano. Da nossa parte, veremos quais otimizações podemos fazer e iremos conversar de novo.”

Continua após a publicidade

Uma das formas seria aumentar o índice de nacionalização do SUV médio, que tem 30% de componentes feitos na Argentina. Não é tão simples por conta do momento enfrentado pelo país vizinho, que ainda tenta definir uma estratégia para a indústria. Puig cita que, para cada carro exportado para o Brasil, os impostos são um quarto do custo, enquanto o México exporta sem impostos.

volkswagen-taos-tharu-2024-china (3)
Na China, o Taos ganhou uma lanterna diferente, no estilo do T-Cross (Divulgação/Volkswagen)
Continua após a publicidade

A situação é ainda pior, pois mesmo os 30% de peças nacionais utilizam alguns componentes importados, que também pagam taxas. Assim, a realidade para o Taos é que mais de 70% dos componentes pagam o imposto sobre importação de mercadorias. Esta alíquota, chamada “Imposto Para Uma Argentina Inclusiva e Solidária” (PAIS), será extinta no final do ano.

Enquanto a VW Argentina decide o que vai fazer, a reestlização do Taos está praticamente pronta para a apresentação este ano nos Estados Unidos, como confirmado pela própria fabricante. Uma das mudanças esperadas é a adoção de uma nova lanterna traseira, recebendo uma linha em led percorrendo toda a tampa do porta-malas, algo adiantado pelo Tharu, a versão chinesa que deu origem ao Taos.

A divisão norte-americana da Volkswagen prometeu que irá apresentar o Taos até outubro. No caso do Brasil, com a suspensão dos trabalhos da versão reestilizada na Argentina, teremos que esperar até dezembro por uma decisão oficial da fabricante. Procurada por QUATRO RODAS, a Volkswagen afirma que “não comenta sobre projetos futuros”.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.