Volkswagen substituirá atual motor 1.4 TSI por novo 1.5 turbo em 2017
A nova família de motores será mais leve e terá sistema de desativação de cilindros
Um dos responsáveis pelo sucesso do atual Golf e prestes a estrear no Jetta, o motor 1.4 TSI será substituído por um novo conjunto em 2017. De acordo com o CEO da Volkswagen, Herbert Diess, uma nova família 1.5 turbo passará a equipar os modelos da marca no próximo ano. Ainda não há informações se a medida afetará, a médio ou longo prazo, os modelos vendidos no Brasil.
Segundo revelado por Diess durante uma entrevista no Salão de Detroit, a nova família 1.5 turbo de injeção direta terá custos de produção semelhantes aos do atual 1.4 TSI, sendo assim uma evolução. Apesar disso, os motores serão ainda mais tecnológicos e eficientes: serão mais leves, ganharão uma nova turbina e um sistema de desativação de cilindros, este com grande importância na economia de combustível. Sem referência ao Brasil, os atuais 1.6 TDI (diesel) também darão lugar a novos 1.5 turbodiesel.
Não devemos esperar, porém, que o novo motor estreia na reestilização do Golf prevista para este ano, que chegará ainda com conjunto inalterado. O executivo destacou ainda os planos de comercialização do 1.5 turbo, que deverá ser vendido em variados ajustes de potência e diferentes marcas do Grupo Volkswagen, como Audi, Seat e Skoda.