Não faltam sedãs da Volkswagen na China. São mais de 12 modelos e um deles é o Lamando, que em sua segunda geração tem visual bem diferente para não ser confundido com os demais.
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Na verdade, o Volkswagen Lamando sempre foi posicionado como uma alternativa com visual mais ousado na comparação com sedãs tradicionais da marca. Na prática, esta criação da joint venture SAIC-VW está para o Jetta como o Passat CC estava para o Passat.
Essa pegada mais ousada ficou ainda mais forte na segunda geração, chamada de Lamando L. Os faróis lembram bastante o estilo da família elétrica ID, espichados e sem qualquer integração com a grande tomada de ar inferior do para-choque.
O capô é representado por uma peça enorme, que invade as laterais e causa um corte nos para-lamas à lá Range Rover Evoque, contornando o vinco dos arcos de roda. Mas o logotipo da VW iluminado é algo que ninguém esperava.
A lateral deixa bem nítida uma silhueta de liftback, algo como um sedã que não tem um terceiro volume tão definido, mas também não chega a ser considerado um cupê de quatro portas. Mas as linhas laterais ainda são limpas, com com poucos e bem marcados vincos, além de uma janela espia na traseira com linha ascendente.
Quando visto de traseira, o modelo desperta mais uma memória – mas desta vez, boa. As lanternas unidas por uma faixa escura e com iluminação em filetes remete ao Peugeot 508. Porém, justiça seja feita: a inspiração também vem da linha ID, especialmente dos SUVs ID.6 e ID.4. As saídas de escape ficam escondidas.
A promoção a VW Lamando L se dá pelo aumento significativo nas dimensões. São 4,78 m contra 4,61 m da geração anterior. A largura ficou em 1,83 m, a altura em 1,47 m e o entre-eixos é de 2,73 m.
O painel parece viver um meio termo entre o layout dos elétricos ID e o da nova geração do Golf. A tela do quadro de instrumentos digital está visualmente integrada à tela da central multimídia e não há uma capa envolvendo as telas. O console tem poucos botões e o câmbio é controlado por um joystick.
A propósito, ao contrário do que o design pode sugerir, o novo Lamando está bem longe dos carros elétricos ou híbridos. A única mecânica apresentada até agora é bem conhecida: o motor 1.4 TSI de 150 cv combinado ao DSG automatizado de dupla embreagem com sete marchas. Mas ele também terá uma versão com o motor 2.0 TSI.