Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Volkswagen anuncia que não desenvolverá novos motores a combustão

Decisão vem em seguida ao anúncio da Audi. Motores existentes serão adaptados às normas ambientais a fim de ampliar sobrevida

Por Eduardo Passos
22 mar 2021, 13h46
Gosta dos Volkswagen turbo? Aproveite enquanto há tempo
Gosta dos Volkswagen turbo? Aproveite enquanto há tempo (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Quase poderíamos simplesmente repetir o texto mudando alguns nomes: a Volkswagen é mais uma fabricante que abandonará seus motores a combustão. A partir de agora, todos os novos motores da alemã serão elétricos, sem planos para novas unidades a gasolina, álcool ou diesel.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90

O anúncio foi feito pelo próprio CEO da empresa, Ralf Brandstätter, em entrevista ao site alemão Automobilwoche, seguindo comunicado da irmã Audi, que tomou decisão semelhante na semana passada. Estratégias semelhantes vêm sendo adotadas por quase todas as montadoras, de olho no arrocho das regras ambientais dos grandes mercados automotivos.

Abandono gradual

Volkswagen ID.4
Modelos como o ID.4 são abre-alas do futuro elétrico da Volkswagen (Divulgação/Volkswagen)
Continua após a publicidade

De acordo com Brandstätter, não há planos da Volkswagen lançar novos motores a combustão daqui em diante. Entretanto, como não é fácil simplesmente largar o petróleo de uma vez, os motores já existentes serão aperfeiçoados para se encaixarem nas cada vez mais rígidas normas ambientais.

“Precisamos desses motores por mais algum tempo, e por isso eles terão que ser o mais eficiente possível”, explicou o executivo, ressaltando que a venda de modelos a diesel e gasolina é muito importante “para financiar a transformação completa” rumo aos EVs.

Taos mede 4,46 m de comprimento
Quanto mais sucesso fizer, mais perto o Taos estará do sim (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Obviamente os planos da VW no mercado elétricos estão avançados, e a família ID conta com modelos que vão de hatches ao SUV grande ID.6, prestes a ser vendido na China.

A Volkswagen não cravou datas para que os carros elétricos dominem sua frota, mas já anunciou sua nova plataforma SSP (Scalable Systems Platform), que não esconde ambições de roubar mercado da queridinha Tesla.

A década será de profundas mudanças: a Ford, por exemplo, já anunciou que venderá somente híbridos os full-EVs a partir de 2024, com esses dominando a partir de 2030. 

Continua após a publicidade
Traseira recebeu mudanças sutis no desenho interno de para-choque e lanternas
Motor 1.4 turbo do Tiguan europeu e do Golf GTE é dos candidatos à sobrevida (Divulgação/Volkswagen)

Prazo semelhante é seguido pela Volvo e Stellantis, cuja meta é oferecer versões híbridas para todos os modelos do conglomerado a partir de 2025, ao menos nos EUA e Europa. A GM prometeu a eletrificação total para 2035.

Em seu recente Power Day, a empresa de Wolfsburg definiu a missão de, até o fim da década, ter EVs como 70% de suas vendas. Isso significa demanda de 240 GWh de baterias, supridas com seis grandes fábricas europeias.

Continua após a publicidade

Com os modelos ID.3, ID.4, ID.5 e ID.6, além do e-Up!, a fabricante pretende vender até 450 mil elétricos ao longo de 2021.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

CAPA 743
(Arte/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.