Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Sucesso do Mustang Mach-E derruba participação da Tesla entre elétricos

Boas vendas do Mach-E foram fizeram participação da Tesla cair de 81% em fevereiro de 2020 para 69% no último mês

Por Igor Macario
Atualizado em 13 Maio 2021, 14h58 - Publicado em 8 mar 2021, 17h52
mach e
March-E chega às lojas dos Estados Unidos no final de 2020 (Divulgação/Ford)

Parece que finalmente a hegemonia da Tesla no mercado de elétricos nos Estados Unidos pode começar a ser arranhada. E o responsável por essa mudança vem sendo o Ford Mustang Mach-E, que vem galgando posições no ranking de vendas a cada mês no mercado americano.

Em fevereiro, foram vendidos 3.739 unidades do Mach-E, aparentemente pouco para os padrões dos EUA, mas suficientes para derrubar a participação de mercado da Tesla dos 81% de fevereiro de 2020 para 69% no último mês. Os dados são de um relatório da consultoria Morgan Stanley. O Mustang foi o principal responsável pela queda da Tesla.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90

A marca de Elon Musk ainda é dominante no mercado e também vê suas vendas crescerem, a despeito da queda na participação. No entanto, o crescimento acompanha o aumento geral nas vendas de elétricos, que já registra salto de 34% em fevereiro em relação ao mesmo mês de 2020.

tesla
(Tesla/Divulgação)

Enquanto as vendas de elétricos crescem, as de veículos com motor a combustão já caíram 5,4% nos Estados Unidos entre 2020 e 2021.

Ainda assim, as vendas de elétricos ainda são concentradas em alguns estados norte-americanos. Um quinto dos Mach-E foram vendidos apenas na Califórnia, onde os incentivos fiscais são maiores e as regras antipoluição mais rígidas do que em outros estados. Em 2019, metade dos Tesla Model 3 foram emplacados lá.

Claro, há várias outras marcas também tentando abocanhar uma fatia desse mercado, de startups como Lucid Motors e Rivian, a marcas tradicionais como GM e Volkswagen, que vem investindo pesado em novos modelos elétricos.

Isso leva a crer que a dominância da Tesla nesse mercado pode ter prazo de validade. Embora o desempenho da empresa seja considerado formidável, é questão de tempo até outras marcas atingirem o mesmo nível de participação de mercado.

Por isso, a Tesla vem se movimentando para ao menos atenuar a tendência de queda. A marca ainda pretende lançar um novo modelo elétrico de entrada, com preço na faixa dos US$ 25.000, e vem avançando na expansão da fábrica da China, a Gigafactory.

O mercado chinês, aliás, é crucial para a Tesla. Em 2020, a marca dobrou seus rendimentos por lá, lucro que deve continuar subindo.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

QR - CAPA 742 - FEVEREIRO
(Arte/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.