Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Vazam fotos e detalhes técnicos do SUV de sete lugares da Volkswagen

Novo SUV elétrico da Volkswagen está próximo de estrear na China, onde teve seus primeiros detalhes revelados sem disfarce

Por Eduardo Passos Atualizado em 4 fev 2021, 14h36 - Publicado em 4 fev 2021, 14h24
À medida que ganha confiança, Volkswagen lança EVs para outras categorias além dos hatches
À medida que ganha confiança, Volkswagen lança EVs para outras categorias além dos hatches Reprodução/Volkswagen

A Volkswagen prepara sua linha ID de SUVs elétricos e o maior deles, ID.6, teve suas primeiras fotos sem disfarce reveladas na China. As novas imagens são bem mais reveladoras que os flagras anteriores, durante testes camuflados, e dão boa ideia do sete-lugares que chegará ao mercado em breve.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7.90

As fotos vazadas vêm do pedido de aprovação do ID.6 à autoridade de transportes da China. Ao contrário das primeiras aparições, inclusive disfarçado de Peugeot 5008, o ID.6 pode ser visto com detalhes e teve detalhes técnicos especificados.

Essas minúcias confirmam a tendência aplicado ao SUV compacto ID.4, com linhas mais modernas e arrojadas que os modelos convencionais da montadora alemã.

ID.6 conta com amplo teto solar
ID.6 conta com amplo teto solar Reprodução/Volkswagen

Como a família ID é totalmente eletrificada, o design se permite fugir das exigências dos carros a combustão, como admissão de ar e espaço para o escapamento. Detalhes que não aparecem nas fotos mas foram citadas no documento são faixas de led nas laterais do carro e logotipo da Volkswagen também iluminado.

AS linhas do teto deverão contar com tiras de led
AS linhas do teto deverão contar com tiras de led Reprodução/Volkswagen

Há rodas de aro 19’’ ou 20’’ com raios largos e maçanetas embutidas. Tais conceitos já haviam sido adotados no protótipo ID ROOMZZ, apresentado no Salão de Xangai de 2019, mas agora ganham forma definitiva.

Em termos de carroceria, são 4,8 m de comprimento, 1,9 de largura e 1,7 m de altura, com 2,9 m de entre-eixos. Com essas dimensões e pesadas baterias, não surpreende que o SUV pese 2.840 kg.

Traseira do ID.6 conta com faixa horizontal preta de outros modelos da VW
Traseira do ID.6 conta com faixa horizontal preta de outros modelos da VW Reprodução/Volkswagen

Até o momento somente a versão de tração traseira foi submetida à aprovação, com motor de 204 cv de potência e 31,6 kgfm de torque. No futuro deverá ser apresentada versão com tração integral. A velocidade máxima informada foi de apenas 160 km/h.

Continua após a publicidade

Mesmo assim as baterias fazem bonito, e a autonomia será de até 600 km — melhor que os equivalentes à gasolina.

Grade inferior serve apenas para melhorar a aerodinâmica
Grade inferior serve apenas para melhorar a aerodinâmica Reprodução/Volkswagen

Ainda não há imagens do interior, mas é possível estimar algo semelhante ao ID.4, com tela de led nos painéis e na central multimídia, além do uso de câmeras ao redor do veículo para sistemas de segurança e auxílio na condução.

Família elétrica

ID.4 tem visual imponente e se destaca de restante da gama
ID.4 tem visual imponente Divulgação/Volkswagen

O ID.6 é o mais novo modelo a receber a plataforma MEB da Volkswagen, feita sob medida para veículos elétricos. Entre suas características destacadas, há assoalho plano para acomodar as baterias e centro de gravidade próximo ao solo, aumentando a estabilidade do carro.

A entrada da Volks no mundo dos elétricos não é nada além da tendência global, mas o ID.6 vem chamando a atenção por suas dimensões avantajadas, com sete lugares em três fileiras.

Volkswagen ID.3 é o primeiro carro da família de elétricos da Volkswagen e tem plataforma MEB
Volkswagen ID.3 é o primeiro carro da família de elétricos da Volkswagen e tem plataforma MEB Divulgação/Volkswagen

Aos poucos a VW vem anunciando todos os membros da família ID, incluindo o ID.6, o SUV ID.4 e o hatch ID.3, já à venda no exterior. A expectativa é que ao menos seis EVs da fabricante cheguem ao nosso mercado até 2023, com os ID sendo cotados para a missão.

Fabricado na China, o ID.6 deverá ser lançado no país asiático até o terceiro trimestre de 2021.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Quatro Rodas capa 741
arte/Quatro Rodas
Continua após a publicidade
Publicidade