Virtuose alemão

O volante do Porsche 919 é um computador que controla todas as funções do carro

geral geral

geral (/)

Se o Porsche 919 fosse uma orquestra, seu volante seria a batuta do maestro. É por meio do volante que os pilotos comandam os sistemas do carro, que foi o grande vencedor da 24 Horas de Le Mans deste ano, como se eles fossem músicos prontos a seguir as orientações. E, em uma corrida de longa duração como Le Mans, esse controle é fundamental para o sucesso.

O volante do 919 permite aos pilotos ajustarem o funcionamento do motor, do controle de tração e dos freios, para cada fase da prova. São 30 botões de comando, 24 na fase dianteira e 6 na traseira, que acionam desde a partida até o Kers, o sistema de recuperação de energia durante as frenagens. Os de uso mais frequente ficam mais próximos das mãos. Do centro para as extremidades, os primeiros servem para as regulagens específicas para a corrida, que são feitas nos boxes e só são alteradas diante de mudança de estratégia da equipe. O piloto prefere tocar neles nas retas, porque é necessário soltar uma das mãos do volante.

Depois, há comandos operacionais, como o de comunicação com os boxes, e os dos ajustes finos das funções do carro, que variam durante as provas. Esses podem ser apertados com as pontas dos dedos, de acordo com decisões do piloto. Próximo das mãos, ficam os comandos de uso corriqueiro com o lampejador dos faróis, na parte frontal, e as alavancas de trocas de marchas, atrás do volante.

qr_672_novas-tecnologias-2.jpeg qr_672_novas-tecnologias-2.jpeg

qr_672_novas-tecnologias-2.jpeg (/)

Na ponta dos dedos

1. Seleciona menus do visor

2. Reduz o controle da tração no eixo dianteiro

3. Reduz o controle da tração do eixo traseiro

4. Libera energia do Kers

5. Reparte a força de frenagem priorizando a traseira

6. Liga o rádio (para falar com os boxes)

7. Volume do rádio

8. Libera água para o piloto beber

9. Regula a atuação dos freios

10. Limpeza do para-brisas

11. Controle de tração seco/ molhado

12. Partida

13. Limpador do para-brisas

14. Aumenta o controle da tração no eixo dianteiro

15. Aumenta o controle da tração no eixo traseiro

16. Lampejador de faróis

17. Reparte a força de frenagem priorizando a dianteira

18. Sinaliza a equipe que os ajustes necessários foram executados

19. Brilho do visor

20. Controla a velocidade nos boxes

21. Seleciona mapeamentos (motor, transmissão)

22. Transmissão em neutro

23. Seleciona mapeamentos (usado em conjunto com o 21)

24. Controla a energia disponível (tanque e baterias)

De 25 a 30 Atrás do volante, as duas alavancas superiores têm a mesma função: acionar o sistema de recuperação de energia em pontos não previstos no ajustes-padrão da corrida. As centrais trocam as marchas (na direita, para cima, na esquerda, para baixo). As inferiores têm a mesma função. Elas acionam a embreagem. São usadas nas largadas e paradas.

Comandos em ação

FREIOS

A distribuição padrão de força de frenagem estabelece 50% para cada eixo. Mas os pilotos podem alterar essa relação a todo momento, dependendo da pista (traçado e condições do asfalto seco/molhado), do estágio da corrida, da reserva de combustível e do estado dos pneus.

TRAÇÃO

Os pilotos podem ajustar o nível de intervenção do controle eletrônico de tração de acordo com seu modo de dirigir, ou em razão do estado do pneus. O objetivo do dispositivo é conseguir estabilidade para o melhor tempo de volta com o mínimo desgaste da borracha.

CONSUMO

O sistema de gestão híbrido ajusta o funcionamento do motor à combustão à quantidade de energia disponível. Como a energia retirada do combustível é conhecida, o sistema controla a oferta de energia elétrica do Kers. O objetivo é assegurar ao piloto a energia que ele necessita na corrida, o que pode variar principalmente por ausa das disputas por posições.

Ficha técnica

Porsche 919 Hybrid

Motor: V4 2.0 turbo, de 500 cv e motor elétrico de 400 cv, com dois Kers.

Câmbio: Manual sequencial de sete marchas, diferencial traseiro blocante, tração 4×2 (motor a combustão) e 4×4 (motor a combustão + motor elétrico).

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s