Último Dodge Challenger estreia em março e terá aceleração impressionante
Teasers misteriosos podem ter dado pistas sobre o novo Challenger, entre elas o seu quarto de milha e a possibilidade de rodar com combustível E85
A Dodge está pirando nos teasers do último Challenger. Até agora, a marca postou três vídeos em animação que mostram um Leprechaun – ou duende, se preferir – transformando-se em uma versão mais demoníaca e que solta algumas informações confusas sobre o carro.
No primeiro vídeo, o inocente duende injeta um líquido misterioso – que parece algum combustível – em suas veias, como se fosse soro hospitalar. Depois disso vem a transformação. O segundo vídeo mostra uma comparação em uma balança entre Leprechaun bonzinho e a sua versão “envenenada”. A diferença mostrada no visor mostra “7,1 lb”, que deve ser o ganho de torque que a nova geração do Challenger terá. Convertendo, são 3,2 kgfm.
No terceiro vídeo, postado na última sexta-feira, a criatura dá um grito poderoso, mas que na verdade é o ronco de um motor. O aparelho em sua frente, que parece um anemômetro (equipamento meteorológico usado para mensurar a velocidade e a direção do vento) mostra uma equação: “105@(3.02×2.88)=”. O resultado surge logo depois do grito e mostra o número 1.582.
Algumas teorias começaram a surgir para tentar entender o que são esses números. O Motor1 apontou que o ‘105’ pode fazer referência à octanagem do motor, levando a entender que o Challenger aceitará combustível E85. Lembra do líquido misterioso responsável pela transformação do duende?
Se resolvermos a equação dentro do parênteses temos o resultado “8,9996”. Esse seria o tempo no quarto de milha do Challenger, menor que os 9,65 do Challenger Demon. Por fim, o resultado “1.582” é o que está gerando mais confusão.
Suspeita-se que possa ser a potência, o que é menos provável, afinal, colocaria o Challenger no mesmo patamar de hiperesportivos como o Bugatti Chiron ou Koenigsegg Jesko, ambos de 1.600 cv. O mais plausível, porém, é que o número 1.582 represente o fluxo de ar do motor medido em pés cúbicos por minuto (CFM).
Convertendo para metros cúbicos por minuto, daria o valor de 44,79 CMM. O Challenger Demon tinha um fluxo de ar de 32,56 CMM, o que mostra um aumento mais plausível, já que a nova geração terá um motor maior, mas que não chega a ser equiparável a um hiperesportivo.
A verdade sobre todos esses números só saberemos daqui uma semana. O novo e último Dodge Challenger será apresentado em Las Vegas, nos Estados Unidos, na próxima segunda-feira, dia 20 de março.