PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Dodge explode 7 motores para chegar ao V8 mais poderoso da história

Unidade equipará o último Challenger como conhecemos, já que ele dará lugar a um modelo totalmente elétrico nos próximos anos

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
1 nov 2022, 18h19
Pneus do tipo drag street são enormes: 315/40 aro 18
O novo cargo de diretor de "zerinhos" da Dodge ganhará mais de R$ 820.000, e um Challneger SRT Hellcat (divulgação/Dodge)
Continua após publicidade

O sétimo e último modelo da série Last Call, que marca a despedida mundial dos Dodge Charger e Challenger, está atrasado. O motivo, porém, é o melhor possível: ele deverá ser equipado com o motor V8 mais poderoso de todos os tempos e, para alcançar esta marca, a Dodge estaria quebrando a cabeça.

“Eu não vou tentar me esconder atrás de clichês como ‘problemas de cadeia de suprimentos e chips’, ou coisas do tipo”, disse Tim Kuniskis, CEO da Dodge, trazendo a culpa para si ao justificar o atraso do Challenger mais especial da história. O modelo deveria ser apresentado no SEMA Show, que abre as portas nesta terça-feira, em Las Vegas, mas ficará para o início de 2023.

Dodge Challenger Black Ghost
Dodge Challenger Black Ghost (Divulgação/Dodge)

A culpa da demora está na extração de (ainda) mais potência do motor V8 6.2 do muscle car, que chega aos 818 cv em outros modelos da série Last Call, como o Black Ghost, e a assombrosos 852 cv na versão SRT Demon, que pode ir de 0 a 100 km/h em 2,3 segundos. Para a edição final, a potência seria ainda maior que qualquer um dos citados, embora não exista estimativas.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Kuniskis diz que adicionar potência a um Hellcat é “muito fácil”, mas que isso precisa passar pelos mesmos e rigorosos testes de durabilidade das demais versões, mesmo que o motor seja dedicado a uma série limitada.

Seu lugar é na pista, mas há artimanhas para mantê-lo nas ruas
Feito para as pistas de arrancada, o Demon pode ser utilizado nas ruas (Divulgação/Dodge)

“Andamos com os veículos em aceleração máxima por horas e horas a fio, 24 horas por dia, 7 dias por semana. O teste é simplesmente brutal”, garantiu, acrescentando que sete motores já explodiram durante as provas de validação. Por outro lado, o executivo dá sinais de já ter encontrado o problema, sem dizer o que é.

Vale relembrar que a série Last Call, já com seis integrantes revelados, marca a despedida de Charger e Challenger como conhecemos atualmente: com poderosos motores a combustão. Isso porque a marca tem ambiciosos planos para a eletrificação, como um superesportivo elétrico já revelado – que até simula um ronco por alto-falantes.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.