Toyota Yaris Cross híbrido flex faz até 18 km/l, mas só tem 111 cv e beira R$ 190.000
Primeiro SUV compacto híbrido flex do país estreia em quatro versões diferentes, mas só chegará, de fato, a partir de fevereiro de 2026
Após alguns anos de atraso e um recente adiamento, o Toyota Yaris Cross enfim começa a ser vendido no Brasil. O modelo, que estreia com o título de primeiro (e, por enquanto, único) SUV compacto híbrido flex do País, abre sua pré-venda nesta quarta-feira (19) – mas as entregas só começarão entre fevereiro e março de 2026.
Com preços acima dos esperados, o Yaris Cross assume um posicionamento superior no segmento. São quatro versões diferentes com preços entre R$ 161.390 e R$ 189.990. Os preços são temporários e serão praticados até fevereiro, quando será encerrado o período de pré-venda – que inclui franquia gratuita de seguro pelo Banco Toyota e R$ 500 de acessórios.
Preços do Toyota Yaris Cross 2026:
- Yaris Cross XRE – R$ 161.390
- Yaris Cross XRE Hybrid – R$ 172.390
- Yaris Cross XRX – R$ 178.990
- Yaris Cross XRX Hybrid – R$ 189.990
Pelos preços, ele acaba por não concorrer, por exemplo, contra seu rival mais natural, o Honda WR-V – e sim, com o HR-V. Modelos como Nissan Kicks, Jeep Renegade, Chevrolet Tracker, Volkswagen Nivus e T-Cross, e Fiat Fastback, entram na concorrência. Também devem ser levadas em consideração versões de entrada de SUV médios, como Compass, Taos e o “irmão” Corolla Cross, que parte de R$ 188.990, R$ 1.000 mais barato na versão XR em comparação com o Yaris Cross XRX Hybrid.
Além disso, ele não conquista o esperado título de carro híbrido mais barato do mercado brasileiro, que permanece com o Omoda 5 HEV, de R$ 159.990.
Na aparência, o Yaris Cross é discreto. Faróis e lanternas têm iluminação de led e formatos horizontais, e a grade é hexagonal com acabamento em preto brilhante. As rodas são de 17 polegadas nas versões XRE, mas de 18 polegadas nas mais caras, XRX. O SUV mede 4,31 metros de comprimento (apenas 15 cm a menos do que um Corolla Cross), 1,66 m de altura, 1,77 m de largura e 2,62 m de entre-eixos (neste caso, apenas 2 cm a menos em relação ao Corolla Cross).
Motores e consumo
Como parte do plano da Toyota de, a partir de agora, ter versões híbridas flex para todos os seus novos modelos, o Yaris Cross tem duas opções de motorização para cada uma das duas versões. A primeira é a motorização convencional, apenas com o motor 1.5 aspirado flex de 122 cv e 15,3 kgfm, e câmbio CVT de sete marchas simuladas.
A segunda motorização é não apenas inédita no segmento, mas também em todo o mundo para o Yaris. O conjunto híbrido é exclusivo para o modelo produzido e vendido no Brasil. Ele combina o motor 1.5 aspirado flex, que cai para 91 cv e 12,3 kgfm, a outros dois motores elétricos.
Chamados de MG1 e MG2, o primeiro deles serve apenas como um gerador, enquanto o segundo é responsável pela tração elétrica. Juntos, rendem mais 80 cv e 14,4 kgfm, e são alimentados por uma pequena bateria de 0,76 kWh, que não tem recargas externas, assim como os Toyota Corolla e Corolla Cross.
Porém, a potência combinada das versões híbridas é de 111 cv, número tímido para o segmento. O torque combinado não é divulgado pela Toyota.
A marca não divulga números de desempenho do SUV, que não deverá empolgar. Por outro lado, o consumo de combustível promete ser um dos maiores destaques. De acordo com a Toyota, junto ao Inmetro, o Yaris Cross somente a combustão tem consumo de 12,6 km/l na cidade e 15,3 km/l na estrada. Já o híbrido chega aos 17,9 km/l na cidade e 15,3 km/l na estrada.
Acabamento e espaço interno
O Yaris Cross deixa evidente um esforço para melhorar a simplicidade do acabamento, isso com artifícios como o material emborrachado das portas dianteiras, a iluminação ambiente, o uso de preto brilhante e a faixa central do painel, com revestimento sintético, costura aparente e toque almofadado.
Porém, a parte superior do painel é rígida e os demais pontos são simples, assim como a aparência dos botões. As portas traseiras, sem o material emborrachado, mostra que o Yaris Cross nasceu com cortes de custo.
Ainda sobre aparência, na posição do motorista o painel cria uma sensação de imersão – apesar de parecer visualmente poluído. Isso porque o painel é alto, bem como o console central, que tem ainda um aplique lateral ao lado para impedir a invasão da perna direita do passageiro, e tudo é voltado ao motorista. A (elogiável) grande quantidade de botões físicos contribui para a sensação.
O quadro de instrumentos é digital, de 7 polegadas, e acompanhado por mostradores paralelos para velocidade e marcador de combustível. Já a central multimídia tem 10 polegadas, com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Veja mais sobre os itens de cada versão mais abaixo.
Ele vai bem em espaço interno, acomodando duas pessoas de estatura média (até 1,75 m) no banco traseiro. Um terceiro ocupante, ao centro, terá falta de espaço lateral. De toda forma, quem estiver atrás terá saídas de ar-condicionado e duas portas USB tipo C. O porta-malas é um dos melhores da categoria, com 400 litros nas versões a combustão e, 391 litros, nas híbridas, pela acomodação da bateria.
Versões, equipamentos e preços do Toyota Yaris Cross 2026
Yaris Cross XRE (R$ 161.390): de série com ar-condicionado digital automático de uma zona e saídas traseiras, banco do motorista com ajuste de altura, inclinação e distância, banco do passageiro com ajuste de inclinação e distância, carregador de celulares por indução, quadro de instrumentos de 7″, central multimídia de 10″ com Android Auto e Apple CarPlay, faróis de led com acendimento automático, lanternas de led e chave presencial.
Há também rodas de liga leve de 17 polegadas, seis airbags, alerta de colisão frontal com frenagem automática de emergência, câmera de ré, ESP, farol alto automático, sensores de estacionamento traseiros, piloto automático adaptativo, assistente de permanência em faixa e faróis de neblina dianteiros.
Yaris Cross XRE Hybrid (R$ 172.390): todos os itens da versão anterior, mais o modo EV (condução elétrica).
Yaris Cross XRX (R$ 178.990): todos os itens da versão XRE, mais abertura elétrica automática da tampa do porta-malas, teto solar panorâmico fixo, serviços conectados via app, maçanetas internas com acabamento cromado, moldura externas das janelas com acabamento cromado, rodas de 18 polegadas. detalhe prateado nos para-choques, assistente de pontos cegos, câmeras 360°, sensores de estacionamento frontais e alerta de tráfego cruzado traseiro.
Yaris Cross XRX Hybrid (R$ 189.990): todos os itens da versão anterior, mais o modo EV (condução elétrica).
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