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Toyota Tacoma ganha nova geração e antecipa a nova Hilux híbrida

Com nova plataforma, Toyota Tundra é prima norte-americana da Hilux que aposta em mecânica híbrida e ampla gama de versões para diferentes propósitos

Por Eduardo Passos
19 Maio 2023, 16h40

Enquanto temos a Hilux, os Estados Unidos contam com sua própria picape média da Toyota, a Tacoma. É um sucesso significativo, afinal de contas lá o segmento de caminhonetes é dominado por marcas locais e as picapes médias sequer têm grande popularidade. Mesmo assim, a Tacoma foi o quarto veículo com caçamba mais vendido dos EUA, ficando atrás da tríade de picapes grandes Ford F-150, Chevrolet Silverado/GMC Sierra e Ram 1500.

Como já ocorre com a Toyota Hilux, porém, as marcas do tempo começaram a ficar evidentes. Para resolver isso, a Toyota Tacoma tem agora uma nova geração, com mudanças profundas. As principais delas incluem o uso da nova plataforma TNGA-F (que deve ser aproveitada na Hilux) e a estreia de mecânica híbrida.

Capacidade de carga é de 775 kg; de reboque chega a 3 toneladas, aproximadamente
Capacidade de carga é de 775 kg; de reboque chega a 3 toneladas, aproximadamente (Divulgação/Toyota)

As versões básicas da nova Tacoma têm motor 2.4 turbo a gasolina mais manso, que rende 231 cv e 33,6 kgfm. A eletrificação se faz presente nas versões topo de linha, que unem o motor 2.4 turbo ao motor elétrico e totalizam 330 cv e 64,3 kgfm, com tração integral e câmbio automático de oito marchas. É quase o dobro de torque em relação ao antigo V6 a gasolina, que sai de linha.

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Toyota Tacoma TRD Sport, com visual menos esportivo
Toyota Tacoma TRD Sport, com visual menos esportivo (Divulgação/Toyota)

Esse mesmo motor 2.4 mais potente é oferecido solo, com 282 cv e 43,8 kgfm e a mesma transmissão automática; caso o cliente opte pelo câmbio manual de seis marchas, números caem para 274 cv e 42,9 kgfm.

Câmbio manual é diferencial da Tacoma no mercado dos EUA
Câmbio manual é diferencial da Tacoma no mercado dos EUA (Divulgação/Toyota)
Tacoma Trailhunter aposta em visual com tons de bronze e proteção reforçada contra pedras no underbody
Tacoma Trailhunter aposta em visual com tons de bronze e proteção reforçada contra pedras no underbody (Divulgação/Toyota)

Mudanças profundas

Comparada com a geração anterior (foto abaixo), a nova Tacoma tem mudanças significativas, que ficam claras na assinatura dos faróis em leds, por exemplo, e nos para-choques mais musculosos e angulados. De acordo com a Toyota, a inspiração veio de gerações anteriores da Hilux, que em breve deve se aproximar bastante da irmã norte-americana.

Tacoma
Geração da Toyota Tacoma que acaba de sair de linha (Divulgação/Toyota)

As atualizações mais importantes, porém, vieram junto da plataforma TNGA-F, que já é usada na picape grande Tundra e no Sequoia, SUV de tamanho equivalente. Entre essas novidades, há uso amplo de aço de alta resistência e soldas a laser, além de reforço estrutural no chassi e uso de alumínio em partes não-estruturais, economizando peso.

Motor 2.4 turbo tem dois níveis de performance, que melhora ainda se aliado ao motor elétrico
Motor 2.4 turbo tem dois níveis de performance, que melhora ainda se aliado ao motor elétrico (Divulgação/Toyota)

Também há uma nova suspensão multilink, que aparece em algumas das oito versões da Tacoma (as outras mantêm eixo rígido e feixes de molas). Além de particularidades mecânicas, tais versões mudam significativamente em termos estéticos e até de carrocerias: há cabine dupla ou estendida, com caçambas de 1,82 m ou 2,43 m, aproximadamente.

Cada versão tem geometria de suspensão própria, com aquelas voltadas ao off-road trazendo diferentes tipos de amortecedores especiais
Cada versão tem geometria de suspensão própria, com aquelas voltadas ao off-road trazendo diferentes tipos de amortecedores especiais (Divulgação/Toyota)

As variantes TRD Pro e TRD Off-Road, por exemplo, trazem recursos avançados para trilheiros, como 4×4 com reduzida, bloqueio de diferencial traseiro e até o desacoplamento da barra estabilizadora desse cheio, ampliando significativamente o curso das rodas. Também há controle de cruzeiro para baixas velocidades e até um sistema que permite à picape com tração manual de dar a partida com a marcha engatada, sem que o motorista perca tempo pisando na embreagem.

Desconexão da barra estabilizadora é recurso para trilheiros experientes
Desconexão da barra estabilizadora é recurso para trilheiros experientes (Divulgação/Toyota)

A versão Trailhunter, por sua vez, conta com amortecedor monotubo semelhante ao da nova Hilux GR-S, com pneus Goodyear Territory e escape redesenhado que elevam o seu vão livre em cerca de 5 cm.

Bancos especiais da versão TRD Pro
Bancos especiais da versão TRD Pro (Divulgação/Toyota)

Já a Tacoma TRD Pro ostenta braços de alumínio exclusivos, com nova geometria de suspensão que foi pensada para pistas off-road de alta velocidade. Completando o conjunto, há amortecedores Fox que podem ser ajustados manualmente, faróis de milha próprios e bancos que reduzem o sacolejo dos ocupantes.

Painel da Toyota Tacoma
Painel da Toyota Tacoma Trailhunter (Divulgação/Toyota)

Internamente, a Tacoma revela quadro de instrumentos analógico com tela auxiliar de 7’’ nas versões mais baratas. As mais caras trazem apenas uma tela de 12,3’’, com design que muda conforme o estilo da variante. Também há central multimídia de 8’’ ou 12,3’’, com Android Auto e Apple Carplay sem fio.

Mesmo a decoração interna muda radicalmente de acordo com a versão da Tacoma
Mesmo a decoração interna muda radicalmente de acordo com a versão da Tacoma (Divulgação/Toyota)

Recursos de automação veicular incluem controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência, sistema que evita (ou mitiga, quando inevitável) colisões e até mecanismo que para a caminhonete automaticamente em caso do condutor ficar incapacitado.

Mais informações serão divulgadas perto do início das vendas, ainda neste ano.

Não se assuste caso a Hilux fique parecida com isso em breve
Não se assuste caso a Hilux fique parecida com isso em breve (Divulgação/Toyota)
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