Toyota RAV4: as novidades, preços e equipamentos

Por R$ 159.290, versão única será vendida apenas com motor 2.0 e tração dianteira, sem opcionais

Grade, faróis e para-choques seguem o novo padrão da Toyota Grade, faróis e para-choques seguem o novo padrão da Toyota

Grade, faróis e para-choques seguem o novo padrão da Toyota (Divulgação/Toyota)

Confirmando o que QUATRO RODAS havia apurado dias atrás, a Toyota oficializou a chegada da linha 2017 do RAV4 ao Brasil. O SUV médio recebeu um facelift discreto e será vendido em versão única, por R$ 159.290.

O modelo renovado já havia sido apresentado no Salão do Automóvel do ano passado. Os retorques no visual se concentram no novo conjunto de grade, faróis e para-choques, parecidos com os vistos no CH-R e no novo Corolla. Eles aumentaram um pouco o comprimento da carroceria, de 457 cm para 460 cm.

Nas laterais, pequenas mudanças nas saias e roda aro 17 de desenho inédito. Segundo a Toyota, a altura em relação ao solo foi ampliada de 17,6 para 19,1 cm.

Lanternas traseiras também são de leds Lanternas traseiras também são de leds

Lanternas traseiras também são de leds (divulgação/Toyota)

O conjunto mecânico permanece igual: um 2.0 com 16 válvulas e comando variável na admissão e exaustão, com 145 cv e 19,1 mkgf a 3.600 rpm, acoplado a um câmbio CVT com simulação de sete marchas. A tração será apenas dianteira, 4×2.

A Toyota decidiu eliminar o portfólio de versões do RAV4 (que chegou a ser composto por quatro configurações, incluindo uma opção de motor 2.5 mais potente com tração 4×4), concentrando-se em uma versão única, sem opcionais.

Altura em relação ao solo aumentou Altura em relação ao solo aumentou

Altura em relação ao solo aumentou (divulgação/Toyota)

Chamada de Top, ela traz destravamento das portas por proximidade, partida por botão, uma nova tela TFT colorida para o computador de bordo no centro do painel, sistema multimídia Toyota Play com touchscreen de 7 polegadas, GPS e câmera de ré.

Há sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, teto solar elétrico, ar-condicionado dualzone, controle de velocidade de cruzeiro, revestimento misto de couro e material sintético, ajustes elétricos para o banco do motorista, retrovisor interno fotocrômico e externos eletrorretráteis.

Sete airbags são de série, como no Corolla Sete airbags são de série, como no Corolla

Sete airbags são de série, como no Corolla (divulgação/Toyota)

Na parte de segurança, o RAV4 traz controles de tração e estabilidade, assistente para rampas, sete airbags e fixações Isofix para cadeirinhas infantis. O porta-malas é um dos maiores da categoria, com 547 litros de capacidade.

Porta-malas acomoda 547 litros sem precisar rebater os bancos Porta-malas acomoda 547 litros sem precisar rebater os bancos

Porta-malas acomoda 547 litros sem precisar rebater os bancos (divulgação/Toyota)

Por tudo isso, a Toyota vai cobrar R$ 159.290 , mais do que custava o modelo 4×4 da linha anterior. O valor é mais alto que o de concorrentes com características superiores, como o Honda CR-V 2.0 4×4 (R$ 148.000), o Hyundai New Tucson 1.6 turbo (R$ 138.990) e até o Jeep Compass Trailhawk a diesel 4×4 (R$ 151.990).

Além dos SUVs médios citados, há também o Kia Sportage por R$ 139.990. E no segundo semestre chega o Chevrolet Equinox, substituto do Captiva.

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  1. Frank Caldara

    Por esse valor, prefiro o Subaru Forester. 4×4 AWD 240 cv e 35,1 mkgf

  2. Controle de traxao e ESP? Acho que ainda nao vem…

  3. André Pedro

    Só pra trouxa, voce me desculpa…