Toyota Hilux GR Sport europeia antecipa versão que chega ao Brasil em 2022
A picape terá amortecedores monotubo e molas helicoidais mais rígidas, que segundo a empresa, deixam a dirigibilidade mais aventureira
Cada vez mais próxima do Brasil, a nova Toyota Hilux GR Sport vem tendo suas outras versões reveladas ao redor do mundo. Depois de Japão e Tailândia, chegou a vez da Europa saber como será a sua variante da picape.
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E tudo indica que esta, sim, adianta a versão esportiva que será fabricada na Argentina e enviada ao Brasil ainda em 2022, acompanhando o Toyota SW4 GR Sport.
Logo de cara, vemos uma dianteira diferente. A Hilux GR Sport europeia tem novo desenho para os faróis de neblina e para-choque. No centro da grade em forma de favo de mel, o logo foi substituído pelo nome da marca em extenso, assim como nas irmãs asiáticas, uma homenagem à quarta geração da picape lançada nos anos 80.
Assim como a capa dos retrovisores e a extensão do para-choque, as rodas de 17 polegadas, com acabamento usinado e pneus todo terreno, também estão pintadas na cor preta. O pouco contraste surge dos discretos logos “GR” estampados na grade frontal, portas dianteiras e caçamba.
Bancos dianteiros esportivos feitos de couro preto e camurça sintética ajudam a trazer a inspiração dos ralis e sua costura em vermelho contrasta com o acabamento majoritariamente em preto.
Símbolos da GR também marcam presença no interior, aparecendo no carpete, botão de partida do motor, painel de instrumentos e encosto dos assentos. O interior é completo com pedais de alumínio e inserções em fibra de carbono no acabamento.
Em matéria de equipamentos, a versão GR Sport recebe a mesma lista da Hilux topo de linha padrão. Logo, ela tem faróis de LED, controle de assistência em declive, diferencial de deslizamento limitado automático, ar-condicionado de duas zonas e controle ativo de tração.
O que se manteve inalterado foi o motor, que estreou na Hilux de 2020. O 2.8 turbo diesel gera 204 cv e 51 kgfm. Combinado com uma transmissão automática de seis marchas, o motor entrega a mesma capacidade de carga e reboque da Hilux padrão, sendo de 1 e 3,5 toneladas, respectivamente.
A novidade está no conjunto de suspensão, que segundo a Toyota, traz “melhorias significativas no comportamento”. Agora, a Hilux tem novos amortecedores de monotubo e molas dianteiras helicoidais endurecidas, ambos pintados de vermelho. Nas rodas traseiras, o conjunto segue com molas semielípticas, assim como as outras variantes – diferente da versão tailandesa, que usa molas helicoidais.
Essa configuração de suspensão é mais próxima da Hilux que será vendida no Brasil, tendo o mesmo eixo rígido, mas com amortecedores exclusivos para nosso mercado.
Sem preço anunciado, a Hilux GR Sport chega à Europa no segundo semestre. Por aqui, a picape será importada da Argentina, mas não há data oficial para o anúncio e nem para o início das vendas.