Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Esquenta Black Friday: Assine a partir de 9,90

Toyota Hiace aposta em boa fama e ‘DNA da Hilux’ para superar vans consagradas

Toyota estreia no segmento de vans com a Hiace, que custa R$ 364.990 com motor da Hilux de 174 cv e tração traseira

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 1 set 2025, 11h07 - Publicado em 1 set 2025, 11h01
Toyota Hiace
 (Divulgação/Toyota)
Continua após publicidade

O segmento de vans nacional tem uma nova representante, a Toyota Hiace. É um nome desconhecido dos brasileiros, mas trata-se de um carro icônico da marca japonesa. Ela já está na sua sexta geração, sendo que a primeira foi lançada há 58 anos. Inclusive, ela é vendida também em países vizinhos, como o Chile e a Argentina, onde é produzida na fábrica de Zárate.

E é da lá que virá a Hiace e há um bom motivo para isso. A van, como divulgou a Toyota, tem o “DNA Hilux” utilizando uma variação do motor 2.8 turbo diesel, por isso é produzida na mesma fábrica da picape.

Na Hiace, o motor entrega 174 cv e 45,8 kgfm a 1.600 rpm. Ele é acompanhado sempre ao câmbio automático de seis marchas, que entrega a força exclusivamente para o eixo traseiro. Pelo Inmetro, esse conjunto pode fazer 8,5 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada.

Toyota Hiace
(Divulgação/Toyota)

Segundo a Toyota, os consumidores e empresas estão dando maior prioridade ao conforto do que ao preço, por isso a opção de trazer apenas a transmissão automática.

A estreia é com a versão de passageiros, com espaço para 15 passageiros mais o motorista. É possível ainda rebater o assento central da cabine, transformando-o em uma pequena mesa de trabalho com dois porta-copos.

Continua após a publicidade
Toyota Hiace
(Divulgação/Toyota)

Por falar na cabine, a Toyota afirma que todo o design foi pensado em melhorar a ergonomia do motorista. Um ponto positivo é a posição de dirigir, semelhante a de um carro de passeio. Inclusive, há ajustes de altura e profundidade no volante e no banco.

Compartilhe essa matéria via:

Outro ponto positivo é a visibilidade. O painel é inclinado, facilitando ver a parte da frente da van, enquanto o quadro de instrumentos é bem largo e fica em uma posição elevada. Há ainda uma central multimídia de 9’’, que poderia ser um pouco mais eficiente. Ela está lá apenas para mostrar algumas informações sobre o carro e conectar com os celulares via bluetooth, mas sem oferecer conexão com Android Auto e Apple CarPlay, o que seria bem útil para quem trabalhará com a Hiace.

Continua após a publicidade
Toyota Hiace
(Divulgação/Toyota)

O capô também foi feito para melhorar a visibilidade do motorista. Ele é feito no estilo “semi-bonnet”, um pouco mais baixo, que segundo a Toyota melhora a visão da dianteira e libera mais espaço aos passageiros.

A Hiace tem um rodar confortável, com direção leve e direta, mesmo sendo hidráulica A carroceria também oscila pouco lateralmente e a suspensão trabalha bem, evitando os tradicionais pulos — até mesmo para a “turma do fundão”. Mas vale ressaltar que nossa experiência com a van não está nem perto de uma situação real, uma vez que pudemos dirigi-la em circuito fechado no autódromo Capuava, no interior de São Paulo.

Toyota Hiace
(Divulgação/Toyota)
Continua após a publicidade

Para os passageiros, há saídas individuais de ar-condicionado no teto e alças de apoio atrás de cada um dos bancos — o famoso santantônio. A última fileira ainda pode ser rebatida para aumentar o espaço para bagagens. A Hiace ainda tem duas opções de acabamento interno: preto ou azul escuro.

No quesito segurança, a Hiace é equipada com três airbags (dois frontais e um para os joelhos do motorista). Há poucos sistemas de segurança ativa, apenas assistente de partida em rampa e controles de tração e estabilidade. E, para auxiliar nas manobras, a van traz sensores de estacionamento dianteiro, traseira e câmera de ré.

Toyota Hiace
Banco central pode ser rebaixado e virar uma mesa com porta-copos (Divulgação/Toyota)

A Hiace estreia no Brasil por R$ 364.990. Com seus 5,91 m de comprimento, ela chega para rivalizar com vans como a Fiat Ducato, que custa entre R$ 374.990 e R$ 384.990, e a Mercedes-Benz Sprinter, que tem versões de R$ 349.493 até R$ 397.366. As versões furgão e refrigerada/isolada chegarão em novembro, enquanto a versão ambulância virá um pouco depois disso, pois precisa passar por burocracias de homologação.

Continua após a publicidade
Toyota Hiace
(Divulgação/Toyota)

Com poucas opções de escolha e um preço na média das concorrentes, a Toyota quer conquistar o consumidor com sua boa fama e nos serviços oferecidos. A Hiace terá as três primeiras revisões grátis, e até a sexta o valor será fixado em R$ 1.199. Mas quem financiar a van pelo Banco Toyota até o dia 31 de outubro, ganhará todas as seis primeiras revisões de graça. A Hiace também estará disponível para aluguel exclusivamente na Kinto, o serviço de locação e assinatura de carros da Toyota.

E como ninguém quer ficar na mão com um veículo de trabalho, a Toyota preparou toda a sua rede de concessionários e oficinas para atender os futuros proprietários da Hiace. A Toyota também está inaugurando um novo Centro Logístico de Peças, garantindo a entrega em até 1 dia para todo o estado de São Paulo e a disponibilidade de imediata de 97% das peças.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos, comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 2,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$35,88, equivalente a R$2,99/mês.