Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

De volta para o futuro: Toyota ‘ressuscita’ seu clássico Supra targa

A Toyota decidiu trazer elementos clássicos à nova edição do seu aclamado cupê, feita sob medida para o SEMA 2020

Por Eduardo Passos
Atualizado em 23 dez 2020, 12h00 - Publicado em 21 dez 2020, 16h01
Em 2019 a Toyota lançou um Supra que prestava tributo à geração A80. O 'pecado' do teto fixo agora foi resolvido
Em 2019 a Toyota lançou um Supra que prestava tributo à geração A80. O ‘pecado’ do teto fixo agora foi resolvido (Divulgação/Toyota)

Para certas coisas, um é pouco, dois é pouco e três, também. O Toyota GR Supra é uma dessas, e ganhou mais uma versão personalizada — agora homenageando o modelo MKIV do icônico cupê.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 6,90

Trata-se do GR Supra Sport, apresentado no SEMA 2020 — tradicional show de carros personalizados que ocorre em Las Vegas, mas que, nesse ano, é virtual.

Continua após a publicidade

O modelo da vez se destaca, principalmente, pelo que não traz: teto fixo, já que a Toyota optou por criar um veículo targa à moda antiga.

Tipo específico de conversíveis, os targa se diferem pelo teto rígido, que é removido ao invés de ser recolhido, como nos roadsters tradicionais. Com a peça retirada, resta apenas o pára-brisas e a vigia traseira, que também adiciona proteção extra em caso de capotamentos.

Continua após a publicidade
GR_Supra_Sport_Top_SEMA_2020_02
(Divulgação/Toyota)

O GR Supra Sport Top é, na verdade, uma modificação de outra modificação, o GR Supra Sport Heritage, apresentado no SEMA de 2019 e que trazia modificações estéticas e mudanças mecânicas na admissão, aerofólio e difusores de ar. O sucesso foi tanto que a Toyota decidiu ousar e homenagear a clássica geração noventista de seu esportivo.

A Toyota fez o Sport Heritage para a edição 2019 do SEMA. O modelo fez sucesso mas perceberam que poderiam melhorar removendo seu teto e criando um targa. Dessa bela história nasceu o Sport Top
A Toyota fez o Sport Heritage (vermelho) para a edição 2019 do SEMA. O modelo fez sucesso mas perceberam que poderiam fazer ainda mais removendo seu teto e criando um targa. Dessa bela história nasceu o Sport Top (Divulgação/Toyota)

Os projetistas já sabiam que a tarefa de remover o teto e compensar seu papel estrutural na rigidez do carro não seria fácil, mas o desafio foi maior do que aguardavam. 

“O aço era mais resistente do que esperávamos. Começamos com uma serra pneumática mas, após meia hora, só tínhamos cortado cerca de 2,5 cm dele”, explicou um dos responsáveis pela modificação. Após trocarem a serra por algo mais hardcore, entretanto, a ‘cirurgia’ correu bem e o paciente sobreviveu.

Um clássico Supra Sport 1994, que serviu de inspiração para as 'gracinhas' da Toyota no SEMA
Um clássico Supra Sport 1994, que serviu de inspiração para as ‘gracinhas’ da Toyota no SEMA (Mr.choppers/Acervo pessoal)

Para manter a resistência estrutural, o novo Supra foi reforçado nas partes que restaram do teto e também do cofre do motor às caixas de roda dianteiras; tudo feito pelo Centro de Pesquisa & Desenvolvimento da Toyota dos EUA.

Produzidos via impressora 3D, os dois painéis removíveis do teto são feitos de materiais plásticos compósitos, semelhante às fuselagens de aviões comerciais modernos.

O teto dos targa pode ser facilmente encaixado
O teto dos targa pode ser facilmente encaixado (Divulgação/Toyota)

Além do motor 6-cilindros em linha 3.0 com mais de 500 cv de potência, o novo Sport Top traz interior em exclusivo tom de vermelho. Difusores de ar também foram redesenhados e feitos artesanalmente, para melhorar a circulação de ar sob o assoalho.

O interior é nada discreto, mas convenhamos que não é essa a proposta de um esportivo desse naipe
O interior é nada discreto, mas convenhamos que não é essa a proposta de um esportivo desse naipe (Divulgação/Toyota)

Homenageando o clássico Supra MKIV, há lanternas traseiras circulares e o aerofólio praticamente idêntico ao modelo do passado mas que é mais do que vivo no coração de entusiastas mundo afora.

Continua após a publicidade

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Capa Quatro Rodas edição de dezembro 740

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Os automóveis estão mudando.
O tempo todo.

Acompanhe por QUATRO RODAS.

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.