Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

De volta para o futuro: Toyota ‘ressuscita’ seu clássico Supra targa

A Toyota decidiu trazer elementos clássicos à nova edição do seu aclamado cupê, feita sob medida para o SEMA 2020

Por Eduardo Passos Atualizado em 23 dez 2020, 12h00 - Publicado em 21 dez 2020, 16h01
Em 2019 a Toyota lançou um Supra que prestava tributo à geração A80. O 'pecado' do teto fixo agora foi resolvido
Em 2019 a Toyota lançou um Supra que prestava tributo à geração A80. O ‘pecado’ do teto fixo agora foi resolvido Divulgação/Toyota

Para certas coisas, um é pouco, dois é pouco e três, também. O Toyota GR Supra é uma dessas, e ganhou mais uma versão personalizada — agora homenageando o modelo MKIV do icônico cupê.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 6,90

Trata-se do GR Supra Sport, apresentado no SEMA 2020 — tradicional show de carros personalizados que ocorre em Las Vegas, mas que, nesse ano, é virtual.

O modelo da vez se destaca, principalmente, pelo que não traz: teto fixo, já que a Toyota optou por criar um veículo targa à moda antiga.

Tipo específico de conversíveis, os targa se diferem pelo teto rígido, que é removido ao invés de ser recolhido, como nos roadsters tradicionais. Com a peça retirada, resta apenas o pára-brisas e a vigia traseira, que também adiciona proteção extra em caso de capotamentos.

GR_Supra_Sport_Top_SEMA_2020_02
Divulgação/Toyota

O GR Supra Sport Top é, na verdade, uma modificação de outra modificação, o GR Supra Sport Heritage, apresentado no SEMA de 2019 e que trazia modificações estéticas e mudanças mecânicas na admissão, aerofólio e difusores de ar. O sucesso foi tanto que a Toyota decidiu ousar e homenagear a clássica geração noventista de seu esportivo.

A Toyota fez o Sport Heritage para a edição 2019 do SEMA. O modelo fez sucesso mas perceberam que poderiam melhorar removendo seu teto e criando um targa. Dessa bela história nasceu o Sport Top
A Toyota fez o Sport Heritage (vermelho) para a edição 2019 do SEMA. O modelo fez sucesso mas perceberam que poderiam fazer ainda mais removendo seu teto e criando um targa. Dessa bela história nasceu o Sport Top Divulgação/Toyota

Os projetistas já sabiam que a tarefa de remover o teto e compensar seu papel estrutural na rigidez do carro não seria fácil, mas o desafio foi maior do que aguardavam. 

Continua após a publicidade

“O aço era mais resistente do que esperávamos. Começamos com uma serra pneumática mas, após meia hora, só tínhamos cortado cerca de 2,5 cm dele”, explicou um dos responsáveis pela modificação. Após trocarem a serra por algo mais hardcore, entretanto, a ‘cirurgia’ correu bem e o paciente sobreviveu.

Um clássico Supra Sport 1994, que serviu de inspiração para as 'gracinhas' da Toyota no SEMA
Um clássico Supra Sport 1994, que serviu de inspiração para as ‘gracinhas’ da Toyota no SEMA Mr.choppers/Acervo pessoal

Para manter a resistência estrutural, o novo Supra foi reforçado nas partes que restaram do teto e também do cofre do motor às caixas de roda dianteiras; tudo feito pelo Centro de Pesquisa & Desenvolvimento da Toyota dos EUA.

Produzidos via impressora 3D, os dois painéis removíveis do teto são feitos de materiais plásticos compósitos, semelhante às fuselagens de aviões comerciais modernos.

O teto dos targa pode ser facilmente encaixado
O teto dos targa pode ser facilmente encaixado Divulgação/Toyota

Além do motor 6-cilindros em linha 3.0 com mais de 500 cv de potência, o novo Sport Top traz interior em exclusivo tom de vermelho. Difusores de ar também foram redesenhados e feitos artesanalmente, para melhorar a circulação de ar sob o assoalho.

O interior é nada discreto, mas convenhamos que não é essa a proposta de um esportivo desse naipe
O interior é nada discreto, mas convenhamos que não é essa a proposta de um esportivo desse naipe Divulgação/Toyota

Homenageando o clássico Supra MKIV, há lanternas traseiras circulares e o aerofólio praticamente idêntico ao modelo do passado mas que é mais do que vivo no coração de entusiastas mundo afora.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Capa Quatro Rodas edição de dezembro 740

Continua após a publicidade
Publicidade