Toyota GR Supra finalmente ganha câmbio manual de seis marchas
Cupê esportivo terá o motor 3.0 combinado com a transmissão manual e haverá uma edição especial com design exclusivo equipada com o novo câmbio
O Toyota Supra levou quase 20 anos para chegar a sua quinta geração. O novo modelo estreou no início de 2019 com design que evidencia as suas origens de esportivo cupê.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
Porém para alguns entusiastas ficou faltando uma versão equipada com câmbio manual, característica dos esportivos mais puristas.
A marca japonesa atendeu esse anseio e lançou na linha 2023 versões equipadas com câmbio manual de seis marchas. A nova transmissão foi projetada especificamente para o motor turbo de seis cilindros de 3.0 litros que rende até 382 cv e 50,6 kgfm.
Como a Toyota explicou, a “equipe de engenharia modificou uma caixa de transmissão existente, eixo de transmissão e conjunto de engrenagens e removeu elementos que não eram necessários, como o pacote acústico, que reduziu o peso”. Eles então adicionaram uma embreagem de grande diâmetro com uma mola de diafragma reforçada.
As atualizações não param por aí, pois o Supra manual apresenta uma relação de transmissão final reduzida para evitar uma “arrancada lenta e uma sensação de baixa aceleração em marcha”.
A caixa de câmbio também possui software orientado ao desempenho, que otimiza o torque do motor no momento do engate e liberação da embreagem ao aumentar a marcha.
Há ainda uma nova função Hairpin+ projetada para tornar a condução em estradas sinuosas mais emocionante. Para fazer isso, a Toyota “otimizou o controle de torque do motor para permitir uma diferença maior no grau de patinagem das rodas nos pneus esquerdo e direito”.
Edição limitada
Para comemorar o retorno do manual, a Toyota oferecerá o A91-MT Edition que está disponível exclusivamente com a caixa de câmbio manual.
A edição é limitada a 500 unidades e terá pintura exclusiva com detalhes em vermelho e rodas forjadas de 19 polegadas.
A versão comemorativa também conta com bancos exclusivos em couro e câmbio revestido em Alcantara com emblema GR, em alusão a Gazzo Racing, divisão esportiva da Toyota responsável pelo Supra.
Outro destaque inclui um sistema de áudio premium JBL de 12 alto-falantes.
As mudanças na linha 2023
Além de oferecer a nova transmissão, a linha 2023 reajustou a suspensão dos modelos equipados com motor 3.0. E seus amortecedores e o sistema de direção hidráulica também foram revisados.
O Toyota GR Supra 2023 chegará aos concessionários dos EUA ainda este ano e os preços das versões manuais serão anunciados nos próximos meses.